Sonae Sierra anuncia joint venture para a gestão de centros comerciais prime na Ibéria

Sonae Sierra anunciou a criação da Sierra Prime, joint venture estratégica de 1.800 milhões de euros com a APG, Allianz e Elo, para gerir centros comerciais prime na Ibéria. Parceria será por 15 anos.

A Sonae Sierra, APG, Allianz e Elo criaram a Sierra Prime, uma joint venture estratégica de 1.800 milhões de euros para seis centros comerciais prime na Ibéria, revela um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) neste sábado. Parceria será por 15 anos.

“Sonae Sierra, APG, Allianz e Elo fecharam hoje um acordo para a criação de uma joint venture estratégica composta por seis centros comerciais de referência na Ibéria, com um valor bruto de ativos que excede os 3.000 milhões de euros (1.800 milhões de euros numa base proporcional)”, refere o comunicado publicado no site do regulador este sábado.

Para a gestão da Sierra Prime passarão quatro ativos situados em Portugal e dois em Espanha. Nomeadamente, o Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e CascaiShopping, na área metropolitana de Lisboa, e o NorteShopping na área metropolitana do Porto, bem como dois ativos em Málaga — Plaza Mayor e o recentemente inaugurado McArthurGlen Designer Outlet Málaga.

Relativamente à joint venture agora anunciada com a APG, Allianz e Elo diz que tem em vista “reforçar e a promover o
desenvolvimento e crescimento do portfolio”. Cada investidor deterá 25% dos interesses económicos da joint venture, cujo horizonte temporal é de 15 anos.

A Sonae Sierra salienta que as propriedades em causa “são centros comerciais líderes, em localizações prime em Portugal e Espanha, atraindo cerca de 90 milhões de visitantes por ano”. Acrescenta ainda que este portfólio “tem demonstrado uma performance operacional extremamente resiliente ao longo dos ciclos económicos, suportada por uma taxa de ocupação total, elevada densidade de vendas e um mix de lojistas ímpar no mercado, dispondo ainda de atrativas oportunidades de crescimento do resultado operacional através da gestão dos seus ativos e iniciativas de criação de valor”.

“A Sonae Sierra tem gerido estes centros comerciais desde a sua criação e irá continuar a prestar serviços de gestão ao portfolio, alavancando o seu know-how e experiência ímpares, os quais são visíveis nos 7.200 milhões de euros de ativos sob gestão e mais de 100 ativos geridos”, diz ainda a empresa do universo Sonae.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Sierra anuncia joint venture para a gestão de centros comerciais prime na Ibéria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião