Morreu o antigo secretário-geral da ONU Perez de Cuellar

  • Lusa
  • 5 Março 2020

Javier Perez de Cuellar, o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de secretário-geral da ONU, morreu na noite de quarta-feira aos 100 anos de idade. Faleceu em casa devido a causas naturais.

O antigo secretário-geral das Nações Unidas, Javier Perez de Cuellar, morreu esta quarta-feira aos 100 anos de idade. A notícia foi dada pelo próprio filho.

“O meu pai morreu após uma semana complicada. Morreu às 20h09 (01h09 de quinta-feira em Lisboa) e descansa em paz”, disse o filho Francisco Perez de Cuellar à emissora peruana RPP News.

Javier Perez de Cuellar, antigo secretário-geral da ONU.Wikimedia Commons

O antigo secretário-geral da ONU, que ocupou o cargo até 1991, morreu em casa devido a causas naturais, acrescentou. Javier Pérez de Cuellar, que foi o primeiro latino-americano a ocupar a o cargo de secretário-geral da ONU, completou 100 anos em 19 de janeiro.

O também antigo primeiro-ministro do Peru estava afastado da vida pública há vários anos devido ao delicado estado de saúde. Perez de Cuellar ocupou várias delegações diplomáticas do Peru em todo o mundo, antes de ser eleito secretário-geral da ONU em 1982.

Em 1995 foi candidato à presidência do país Quando Javier Pérez de Cuellar completou 100 anos de idade, o atual secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou o diplomata peruano com “orgulho e alegria”. Na carta, Guterres sublinhou ainda que Pérez de Cuellar alcançou os históricos Acordos de Paz de El Salvador e que, ainda hoje, utiliza o exemplo do peruano para se inspirar e guiar no cargo que agora ocupa.

O velório decorrerá esta sexta-feira na sede do Ministério das Relações Exteriores do Peru, antes do enterro com honras de chefe de Estado no cemitério Presbitero Maestro, em Lima, com a presença do Presidente do Peru, Martín Vizcarra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o antigo secretário-geral da ONU Perez de Cuellar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião