Mota-Engil aumenta lucros para 27 milhões de euros

A construtora liderada por Gonçalo Moura Martins aumentou os lucros no ano passado. Depois de ter registado resultados líquidos de 24 milhões em 2018, lucrou 27 milhões em 2019.

A Mota-Engil aumentou os lucros no ano passado. Alcançou resultados líquidos de 27 milhões de euros, isto num ano em que as receitas da construtora liderada por Gonçalo Moura Martins ascenderam a 2,8 mil milhões de euros.

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa revela, numa base preliminar, que o resultado líquido consolidado do exercício atribuível ao Grupo ascendeu a 27 milhões de euros. Em 2018, os lucros tinham subido para 24 milhões.

Este aumento dos lucros registou-se num ano em que o volume de negócios ascendeu a 2,8 mil milhões de euros, ficando praticamente ao mesmo nível recorde que tinha sido alcançado no ano anterior. A margem operacional foi de 15%, diz a empresa, uma das poucas que apenas apresenta contas ao mercado de seis em seis meses.

Com as receitas em recorde, a Mota-Engil aponta para a carteira de encomendas, também ela a aumentar. A carteira de encomendas está, diz a empresa, “acima do guidance, subindo no segundo semestre para os 5,4 mil milhões de euros”. No final de 2018 estava em recorde, nos 5,5 mil milhões de euros.

Para dar resposta aos concursos ganhos, nomeadamente a nível internacional, a construtora continua a investir, embora este indicador tenha encolhido ligeiramente. O “investimento líquido de cerca de 260 milhões de euros” compara com os 287 milhões um ano antes, o que explica, em parte, o aumento da dívida líquida consolidada para 1,19 mil milhões. No final de 2018 estava em 953 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 8h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil aumenta lucros para 27 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião