BCP dispara quase 10%. Lisboa segue recuperação da Europa

Lisboa afundou na primeira sessão da semana, acompanhando o trambolhão das congéneres europeias. Está a recuperar, beneficiando da forte valorização do BCP.

Depois de perder mais de cinco mil milhões de euros na primeira sessão da semana, a bolsa nacional segue a recuperação das principais praças europeias. Lisboa está a beneficiar da correção da Galp Energia, que acompanha a subida do petróleo, mas principalmente da valorização de quase 10% das ações do BCP.

Enquanto o Stoxx 600, que chegou a entrar em bear market, ganha 0,9%, assim como a generalidade dos índices do Velho Continente, Lisboa soma 4,01% para cotar nos 4.439,74 pontos.

A puxar pelo índice de referência nacional está, principalmente, o BCP. As ações do banco liderado por Miguel Maya somam 9,41% para 13,17 cêntimos, depois de uma queda de quase 15%. A animar a cotação está a compra de 500 mil ações por parte de Nuno Amado, chairman da instituição financeira.

Nota positiva também para a Galp Energia, que ganha 6% para os 10,16 euros, isto depois do forte trambolhão registado na última sessão devido à queda dos preços do petróleo. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva avança à boleia da recuperação das cotações da matéria-prima que registam ganhos na ordem dos 5%.

Sonae Capital, Pharol e CTT encabeçam os ganhos na bolsa nacional, mas além do BCP e da Galp Energia merecem destaque também os títulos da EDP e EDP Renováveis, que ganham 3,35% e 2,20%, respetivamente.

A Mota-Engil, um dos títulos fortemente pressionados na última sessão, soma 12,65% para 1,149 euros depois de anunciar que os seus lucros aumentaram no ano passado. A construtora ganhou 27 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 9h30 com o acentuar das valorizações no PSI-20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara quase 10%. Lisboa segue recuperação da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião