Nove meses depois, Moody’s tira rating do BPI do “lixo”

Agência de notação financeira anunciou esta quarta-feira a revisão em alta do rating do banco liderado por Pablo Forero.

A Moody’s tirou o rating do BPI do “lixo”. A agência de notação financeira anunciou esta quarta-feira a revisão em alta, com base no reforço dos capitais do banco, que passa para o nível “Baa3” com perspetiva “estável”. Este é o primeiro nível de investimento de qualidade e a ação representa o fim de um período de nove meses em que o banco foi visto como investimento especulativo.

A agência de rating subiu a classificação tanto do rating do BPI e como da dívida sénior ordinária de longo prazo do banco. “A ação de rating tomada hoje [quarta-feira] reflete a emissão de 450 milhões de euros em dívida sénio não preferencial, que teve lugar a 6 de março de 2020 e foi totalmente subscrita pela empresa-mãe CaixaBank”, explica o relatório da Moody’s.

A emissão teve como objetivo reforçar os passivos elegíveis para cumprimento do requisito futuro de MREL (requisito mínimo de fundos próprios e créditos elegíveis), que obriga os bancos europeus com importância sistémica a constituir uma almofada financeira adicional para fazer face às dificuldades. A Moody’s acrescentou que esta emissão “aumenta o volume de dívida sénior subordinada não segurada que absorve perdas e, por isso, diminui os níveis de perdas para os credores seniores em caso de falência”.

Com a notação de rating agora atribuída pela Moody’s, o BPI passa a ter classificação de investment grade para de longo prazo pelas três agências internacionais: Fitch Ratings, Moody’s e S&P Global Ratings.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nove meses depois, Moody’s tira rating do BPI do “lixo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião