Choque entre Montepio e PwC atrasa fecho das contas de 2019

  • ECO
  • 13 Março 2020

Esta quinta-feira à noite, o conselho geral da dona do Montepio ainda não tinha recebido as contas de 2019, nem o parecer do auditor. Responsável da PwC esteve em Lisboa a tentar desbloquear impasse.

O choque entre a Associação Mutualista Montepio Geral e a PwC atrasou o fecho das contas de 2019 da dona do Banco Montepio. Pelas 20h00 desta quinta-feira, a menos de 12 horas do início da reunião do conselho geral desta sexta-feira, os conselheiros ainda não tinham recebido o relatório do exercício do ano passado nem o parecer da auditoria, noticiou o Público (acesso condicionado).

Em causa, como noticiou o ECO, está o facto de a PwC, que audita as contas da associação, exigir à mutualista que reveja em baixa o valor do Banco Montepio e das seguradoras para valores próximos dos de mercado. A associação contesta, para evitar um défice de 1.000 milhões de euros que ameaça expor que a instituição está em falência técnica.

Ora, está marcada para as 10h00 desta sexta-feira a reunião do conselho geral do Montepio, pelo que o atraso deverá dificultar uma análise aprofundada às contas da Associação.

Segundo o jornal, o responsável das operações europeias da PwC veio de Londres a Lisboa na última semana, para ajudar a desbloquear o impasse. O caso é especialmente sensível também para a PwC, que foi visada nas denúncias dos Luanda Leaks e pretende, assim, evitar ser acusada de falta de escrutínio como auditora do Montepio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Choque entre Montepio e PwC atrasa fecho das contas de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião