Coronavírus. Autoeuropa suspende dois turnos de segunda-feira por falta de trabalhadores

  • ECO e Lusa
  • 16 Março 2020

Com o encerramento das escolas, muitos trabalhadores vão ficar em casa para acompanhar os filhos. A Autoeuropa decidiu, assim, suspder a laboração em dois turnos.

A Autoeuropa decidiu suspender a laboração nos turnos da noite e da manhã de segunda-feira porque muitos trabalhadores vão ficar em casa com os filhos, devido ao encerramento das escolas, confirmou à agência Lusa a Comissão de Trabalhadores.

“Fomos informados, esta domingo, pela empresa de que os turnos da noite (com início às 00h00) e da manhã (07h45) de segunda-feira não iriam arrancar devido à falta de pessoal“, disse o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio.

“Na segunda-feira, a empresa vai tentar um plano de reorganização para ver em que condições e quando será possível retomarmos o trabalho“, acrescentou Fausto Dionísio, lembrando que na fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela “há muitos trabalhadores jovens que têm filhos com menos de 12 anos” e que muitos deles vão ter de ficar com as crianças a seu cargo devido ao encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Em comunicado enviado às redações, a Autoeuropa explica que “após a decisão de fecho de todos os estabelecimentos de ensino tomada
pelas autoridades nacionais no dia 12 de março, a Volkswagen Autoeuropa reuniu com a Comissão de Trabalhadores e acordou-se a utilização da ferramenta de flexibilidade – down days – para permitir a assistência à família sem perda de retribuição”.

A empresa revela ainda que, a partir desta segunda-feira, decidiu “reduzir a produção diária de 890 para 744 unidades, contribuindo para ajustar a fábrica às condições exigidas pelas autoridades nacionais”.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19. Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também a atribuição de faltas justificadas aos trabalhadores por conta de outrem ou independentes que tenham de ficar em casa com os filhos até 12 anos, devido ao encerramento das escolas para travar a pandemia de Covid-19.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou o número de casos de infeção confirmados para 245, mais 76 do que os registados no sábado.

(Notícia atualizada às 9h30 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coronavírus. Autoeuropa suspende dois turnos de segunda-feira por falta de trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião