Porto cria centro de rastreio. Vai fazer 400 testes ao Covid-19

De forma a evitar aglomerados só devem deslocar-se a este centro de rastreio pessoas previamente referenciadas e com marcação prévia. Numa primeira fase serão realizados 400 testes.

O Porto preparou o primeiro centro de rastreio, construído em Portugal, para o Covid-19. Este centro foi montado no Queimódromo e será destinado exclusivamente a pacientes suspeitos de infeção pelo coronavírus e previamente referenciados pelo SNS.

“Este modelo permite aos pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde deslocar-se até ao ponto de recolha, sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos”, explica a autarquia em comunicado.

A entrada neste centro de rastreio será controlada pela polícia e apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde, devendo os cidadãos deslocarem-se ao local apenas à hora da sua marcação para evitar constrangimentos de trânsito e aglomerados de pessoas.

Este modelo, pioneiro em Portugal, pode ser replicado noutras cidades do país e ajudar a salvar vidas.

Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto

O centro, cuja abertura terá lugar a 18 de março, estará “dotado com médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação. Só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas, já que o sistema não permitirá a execução de testes ad hoc“.

Este sistema vai permitir a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia perante o agudizar da pandemia. Atualmente, de acordo com dados da DGS, existem 331 infetados, estando 374 cidadão a aguardar resultado.

“Este modelo, pioneiro em Portugal, pode ser replicado noutras cidades do país e ajudar a salvar vidas e, simultaneamente, a melhorar as condições de atendimento dos profissionais de saúde em contexto hospitalar“, refere Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, em comunicado.

Os resultados dos testes realizados neste centro desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto, em parceira com a Unilabs e Administração de Saúde do Norte, serão depois enviados diretamente ao suspeito e às autoridades de saúde pública, acrescenta a autarquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto cria centro de rastreio. Vai fazer 400 testes ao Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião