OutSystems cria comunidade para apoiar criação de 20 apps de combate ao Covid-19

Unicórnio com ADN português criou plataforma para ajudar 20 projetos a desenvolverem as suas apps de combate ao coronavírus utilizando tecnologia OutSystems.

O unicórnio OutSystems acaba de lançar uma comunidade dedicada à criação de 20 aplicações de combate ao coronavírus, com a tecnologia da empresa. Em 24 horas, os membros da comunidade submeteram mais de uma centena de ideias.

“Estamos todos empenhados em ajudar a combater esta pandemia”, explica Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems. “Fomos inspirados por pedidos e sugestões da nossa comunidade global de developers e pelos nossos colaboradores para ajudarmos na luta contra o coronavírus. Em todo mundo, as pessoas estão a pensar em formas de como os sistemas digitais podem ajudar a facilitar as adversidades causadas pelo Covid-19.”

Fomos inspirados por pedidos e sugestões da nossa comunidade global de developers e pelos nossos colaboradores para ajudarmos na luta contra o coronavírus.

Paulo Rosado

CEO e cofundador da OutSystems

Entre as ideias apresentadas, avança a empresa em comunicado, há desde soluções para a monitorização de material médico, um jogo de lavagem de mãos, uma forma de facilitar a entregas de alimentos, um calendário para o planeamento de voluntariado em farmácias ou chatbots para perguntas frequentes sobre o vírus.

O programa permite o acesso ao software low-code da empresa, que é líder nesse setor. Qualquer membro da comunidade OutSystems pode apresentar ideias que, posteriormente, serão votadas pela própria comunidade. Depois, os projetos serão avaliados por uma equipa da OutSystems e as 20 finalistas serão selecionadas para desenvolvimento e produção.

Para mais informações sobre a comunidade e o programa, podem visitar a página Covid-19 Community Response Program.

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No entanto, o jornalismo não é imune à crise económica em que, na verdade, o setor já estava. A comunicação social já vive há anos afetada por várias crises – pela mudança de hábitos de consumo, pela transformação digital, também por erros próprios que importa não esconder. Agora, somar-se-ão outros fatores de pressão que põem em causa a capacidade do jornalismo de fazer o seu papel. Os leitores parecem ter redescoberto que as notícias existem nos jornais, as redes sociais são outra coisa, têm outra função, não (nos) substituem. Mas os meios vão conseguir estar à altura dessa redescoberta?

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António Costa

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