Há um “kit” de diagnóstico ao coronavírus made in Portugal
Estes "kits" usam reagentes fabricados no país e custam cerca de 30 euros. A ideia é começar com 300 testes diários, mas o objetivo é chegar aos 1.000.
O Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa criou um kit de diagnóstico ao coronavírus totalmente português, usando reagentes fabricados em Portugal e seguindo a “receita” da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os kits já estão acreditados e, se tudo correr bem, permitirão realizar 1.000 testes de rastreio por dia, diz o Público.
Usando a mesma tecnologia aplicada no IMM na investigação do parasita da malária — extração e deteção do vírus –, assim como os reagentes produzidos no país para essa mesma tecnologia, foi então criado este kit de diagnóstico. Maria Manuel Mota, investigadora do IMM, espera “daqui a uns três dias fazer diagnósticos”.
Inicialmente estão previstos 300 testes por dia, passando depois a 500, mas o objetivo é alcançar os 1.000 testes diários. Os resultados demoram cerca de duas a três horas. Estes testes, disse a investigadora e autora da ideia, custam cerca de 30 euros, mas o IMM não está, por enquanto, preocupado com isso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há um “kit” de diagnóstico ao coronavírus made in Portugal
{{ noCommentsLabel }}