Covid-19 trava marketing e operações. Um quinto das empresas parou produção

Entre os principais impactos sentidos no setor encontram-se os cancelamentos, lançamentos adiados, lay-off e pânico no mercado.

A pandemia de Covid-19 está ter impacto em vários setores, entre os quais o marketing, que é afetado também pelas dificuldades nas empresas. Já quase um quinto dos marketers inquiridos viu o orçamento ser completamente eliminado, enquanto 22% das empresas parou completamente as operações ou produção.

As conclusões são de um barómetro da Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM), que fez um estudo sobre o impacto Covid-19 no setor. Mais de metade dos inquiridos considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer, mas 14% das empresas decidiram parar totalmente qualquer comunicação.

Entre os principais impactos sentidos na área do marketing encontram-se os cancelamentos, lançamentos adiados, lay-off, pânico no mercado, contactos difíceis, alterar planeamento, matéria-prima em falta e escoar stock. Os setores dos serviços de marketing, retalho, automóvel e turismo foram os que se destacaram no estudo como dos mais afetados.

Mais de metade dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril. Ainda assim, mais de um quarto admite que talvez existirão dificuldades, e 21% diz que a empresa não conseguirá cumprir com estas obrigações.

Quanto ao formato de trabalho, mais de metade das empresas consegue manter a atividade de forma remota ou num formato misto. Os dados para este estudo foram recolhidos entre 19 e 25 de março, sendo que a amostra é não probabilística e, portanto, as conclusões são
evidências que sugerem cenários.

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