Petróleo cede ao vírus. Preço do barril cai 3%

As medidas globais de isolamento estão a causar um colapso sem precedentes na procura pela matéria-prima. Apesar dos estímulos orçamentais e monetários, o petróleo não consegue manter os ganhos.

A volatilidade nos preços do petróleo não pára. A matéria-prima desvaloriza esta quinta-feira, interrompendo três sessões de ganhos, com as restrições na circulação de pessoas por todo o mundo a pesarem no sentimento dos investidores.

Ainda não é certo qual o impacto do surto de Covid-19 na procura global por petróleo, mas a expectativa é negativa até porque, após a recuperação da saúde, o mundo deverá ter de lidar com uma recessão económica.

A perspetiva está a ser suficiente para ofuscar os estímulos económicos anunciados em vários países desenvolvidos, incluindo os dois biliões de dólares acordados nos EUA.

Neste cenário, o Brent de referência europeia desvaloriza 2,81% para 26,64 dólares por barril, enquanto o crude WTI perde 3,02% para 23,75 dólares. Ambos os contratos de futuros já caíram cerca de 60% este ano.

“Os mercados de petróleo receberam um impulso com as notícias do estímulo nos EUA, mas, na grande maioria a atividade continua sem direção, rodeada por um mar de petróleo”, refere Stephen Innes, estratega de mercado da AxiTrader, à Reuters. “As medidas globais de isolamento estão a levar a um colapso sem precedentes na procura de petróleo“, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cede ao vírus. Preço do barril cai 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião