Reino Unido ultrapassa fasquia dos mil mortos. Governo anuncia novas medidas para as empresas

  • Lusa e ECO
  • 28 Março 2020

Mais de mil pessoas morreram no Reino Unido infetadas com coronavírus, num país que regista mais de 17 mil casos confirmados.

No Reino Unido, o surto de coronavírus já provocou mais de mil vítimas mortais, com 260 mortes observadas nas últimas 24 horas, de acordo com um relatório oficial do Governo britânico. O Executivo anunciou novas medidas de apoio às empresas.

Naquele país, o número de vítimas mortais este sábado ascende a 1.019, com 17.089 casos confirmados de coronavírus. Entre os doentes encontra-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o seu ministro da Saúde, Matt Hancock, enquanto o ministro responsável pela pasta da Escócia, Alister Jack, está isolado há sete dias, depois de ter revelado sintomas semelhantes, sem ter sido testado.

Perante a rápida propagação do novo coronavírus, o Reino Unido envolveu-se numa operação contra o tempo para conseguir disponibilizar milhares de camas hospitalares. Os britânicos estão confinados em casa desde segunda-feira à noite, por um período de pelo menos três semanas.

Apesar destes números, o diretor da Public Health Wales, afirma que o número de real de casos provavelmente é bastante superior. “O coronavírus está agora a circular em todas as partes do País da Gales. A ação mais importante que todos podemos ter no combate ao coronavírus é ficar em casa para proteger o NHS e salvar vidas”, disse Robin Howe, citado pelo The Guardian (conteúdo em inglês). “Sabemos que ficar em casa pode ser difícil e queremos agradecer a todas as pessoas em Gales por estarem a fazer a sua parte para ajudar a travar a propagação do vírus”.

Governo britânico anuncia novas medidas apoio às empresas

O ministro para os Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido anunciou este sábado que o Governo vai avançar com novas medidas de apoio às empresas cuja atividade está a ser afetada pelo surto. “É crucial que quando esta crise passar, o que vai acontecer, estejamos preparados para recuperar”, referiu Alok Sharma,.

Segundo adiantou, o Executivo vai alterar o atual modelo de insolvência das empresas e avançar com medidas que vão dar “tempo e espaço suplementar” às empresas para enfrentarem a situação atual de quebra de atividade e estarem preparadas para a retoma quando a crise terminar. Em simultâneo, referiu o governante, as medidas de apoio à economia e empresas pretendem também assegurar que os credores conseguem ter retorno.

A maior flexibilização que vai ser dada às empresas garantirá que vão poder aceder a capital e matérias-primas, mesmo que se encontrem em processo de reestruturação. Na sequência do impacto que o combate à pandemia de Covid-19 está a ter na economia, as empresas britânicas tinham pedido ao Governo que aliviasse a carga regulatória.

Na conferência de imprensa, realizada por videoconferência, Sharma adiantou ainda que vai ser reduzida a carga burocrática, para que os novos produtores de gel desinfetante para as mãos — um produto que se tornou escasso e que está esgotado em muitas lojas — possa ser colocado no mercado “em poucos dias”.

“Vamos eliminar todas as barreiras administrativas à produção de desinfetante para as mãos”, referiu. Desta forma, “novos produtores e empresas que fabricam os ingredientes dos desinfetantes poderão colocar os seus produtos no mercado numa questão de dias”. O Executivo de Boris Johnson vai também “aumentar o fornecimento de equipamentos de proteção individual, como máscaras faciais, para proteger os funcionários o serviço de saúde”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000. Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

(Notícia atualizada às 19h com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido ultrapassa fasquia dos mil mortos. Governo anuncia novas medidas para as empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião