Bolsa de Lisboa em alta pelo segundo dia. CTT voltam a subir 6%

A praça nacional acompanha a recuperação que se assiste nas bolsas europeias. PSI-20 avança perto de 2%, com CTT na dianteira dos ganhos e a Galp a também a avançar 2%.

A bolsa de Lisboa entrou com o pé direito na última sessão de março, em linha com os ganhos das pares europeias. O PSI-20 avança perto de 2% pelo segundo dia consecutivo, recuperando uma pequena parte da derrocada de que foi alvo no mês em que o coronavírus se disseminou pela Europa e arrastou o sentimento dos investidores. Em Lisboa, os CTT disparam 6%, enquanto a Galp suporta o índice com ganhos de 2%.

O PSI-20 avança 1,74, para os 4.052,56 pontos, com a quase totalidade dos seus títulos no verde. Na Europa, o Stoxx 600 acelera 1%.

O avanço das bolsas europeias acontece num dia em que surgem boas notícias sobre a economia chinesa. Nomeadamente, “a surpreendente subida do índice de atividade manufatureira na China”, com se refere o BPI no seu diário de bolsa desta terça-feira. Em março, quando ainda o país não tinha superado na íntegra a fase de emergência, a indústria transformadora, segundo o índice PMI oficial, recuperou dos 35,7 para os 52,0, bastante acima das previsões de 45,0.

Por cá, os CTT são a principal referência positiva, com as suas ações a darem seguimento aos fortes ganhos da sessão anterior. O título ganha 6,05% na abertura da sessão, para os 2,42 euros. Os títulos dos CTT aceleraram na segunda-feira com um ganho de 11,21%. Esses avanços acontecem numa altura em que a companhia tenta assumir-se como parceira das PME no contexto das dificuldades económicas que se avizinham.

Contudo, a Galp Energia é o principal motor dos ganhos na praça lisboeta nesta sessão. As ações da petrolífera valorizam 2,15%, para os 10,195 euros, acompanhando a recuperação das cotações do “ouro negro” nos mercados internacionais. O preço do barril de crude, avança 5,38%, para os 21,17 dólares, em Nova Iorque. Já o barril de brent londrino soma 0,83%, para os 22,95 dólares.

A puxar por Lisboa está também o BCP. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya avançam 1,71%, para os 10,70 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa em alta pelo segundo dia. CTT voltam a subir 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião