5 coisas que vão marcar o dia
Marcelo Rebelo de Sousa vai tentar perceber com os banqueiros o impacto desta pandemia na economia, mas também a forma como estes estão a preparar a ajuda a famílias e empresas.
O Covid-19 continua a centrar atenções. Num dia em que serão conhecidos novos dados sobre o número de infetados, mas também de mortes por causa do vírus, Marcelo Rebelo de Sousa vai tentar perceber com os banqueiros o impacto desta pandemia na economia, mas também a forma como estes estão a preparar a ajuda a famílias e empresas. Há mais empresas a aderirem ao regime de lay-off, mas também companhias aéreas que começam a retomar voos. E é dia de descida nos preços dos combustíveis com os mercados a aguardarem pela reunião da OPEP+.
Marcelo reúne-se com os banqueiros por causa da crise
O Presidente da República vai reunir-se, por videoconferência, com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa quer conhecer a perspetiva têm em termos de impacto e duração desta crise; se irão conseguir controlar a sua liquidez num momento em que, com um rombo económico, o crédito malparado irá disparar; que avaliação fazem das medidas já tomadas pelo Governo e que medidas devem ainda ser tomadas; e vai pedir-lhes para assumirem um papel decisivo no curso dos acontecimentos, em termos económicos, ajudando rapidamente e de forma robusta as empresas e as famílias.
Efacec também entra arranca com lay-off
Depois de se saber que mais de 32 mil empresas pediram acesso ao regime de lay-off simplificado, é altura de mais uma empresa enviar os seus trabalhadores para casa com dois terços do rendimento. A Efacec entra esta segunda-feira neste regime, por um período de 30 dias que poderá ser eventualmente renovado. Esta medida abrange, por agora, a Efacec Energia, Efacec Engenharia e Efacec Serviços Corporativos, empresas sediadas em Portugal e que correspondem a cerca de metade do número total de trabalhadores do grupo.
Qual o estado da saúde antes do Dia Mundial da Saúde?
Numa altura em que as atenções estão viradas para o Covid-19, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga indicadores sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde e privados, a propósito do Dia Mundial da Saúde, que se celebra esta terça-feira. No ano passado, os dados revelaram que os hospitais públicos fazem a maioria das urgências e cirurgias (cerca de 70% do total), mas que o peso dos privados nestes cuidados continua a crescer.
Antes da reunião da OPEP+, combustíveis descem
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os 10 aliados vai reunir-se, por videoconferência, mais no final da semana, mas a perspetiva de um acordo para a redução da oferta já ditou uma forte recuperação dos preços da matéria-prima na semana passada. Apesar do disparo, a escalada das cotações não foi suficiente para trocar as voltas aos combustíveis. Assim, o litro de gasóleo vai ficar dois cêntimos mais barato, enquanto o preço da gasolina recuará em cerca de meio cêntimo.
Emirates volta a operar alguns voos de passageiros
As autoridades dos Emirados Árabes Unidos autorizaram a companhia aérea Emirates a retomar um número limitado de voos a partir desta segunda-feira. Numa fase inicial, os voos vão transportar pessoas que desejam regressar aos seus países de residência. Durante esta semana mais companhias também deverão retomar as ligações aéreas. A Ryanair prevê levantar a suspensão dos voos de e para Itália na quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}