Microsoft “reforça equipas” para ajudar empresas a lidar com o trabalho remoto durante a crise

Diretora-geral da Microsoft para Portugal afirma que trabalhar de casa traz desafios: um deles é que o trabalho é muitas vezes acompanhado da presença de crianças.

A tecnologia é o negócio da Microsoft, assim como o trabalho remoto faz parte do ADN da empresa. A cultura da empresa e a forma como lá se trabalha sempre passou por “capacitar” os trabalhadores “para o trabalho remoto”. No entanto, afirma Paula Panarra, o trabalho a partir de casa que advém do coronavírus traz outros desafios.

Estes tempos trazem-nos uma realidade diferente. Em grande maioria, trabalhamos a partir de casa com toda a família, incluindo crianças que têm de dar continuidade aos estudos remotamente”, afirma em entrevista ao ECO, para a rubrica Gestores em teletrabalho. Outra das diferenças é a falta de contacto pessoal. “Não nos cruzamos diariamente nos corredores com os nossos colegas”, sublinha.

Por isso, o desafio é, tanto para todos os trabalhadores como para o líder. “Esta nova rotina traz alguns desafios e, como líderes, devemos estabelecer um contacto frequente com as nossas equipas para garantir o seu bem-estar e equilíbrio enquanto damos continuidade ao negócio”, assinala.

Esta nova rotina traz alguns desafios e, como líderes, devemos estabelecer um contacto frequente com as nossas equipas para garantir o seu bem-estar e equilíbrio enquanto damos continuidade ao negócio.

Paula Panarra

Diretora-geral da Microsoft Portugal

Também os clientes entram na equação, quando se trata de adaptar toda a cadeia de valor a uma nova realidade. “Tem havido uma preocupação acrescida na forma de garantir o trabalho e aprendizagem remotos. O nosso conhecimento e as nossas soluções nesta área permitem-nos nesta altura ajudar todas as organizações a lidar com esta mudança. Para além disso, estamos também a reforçar as equipas de engenharia com o objetivo de aumentar a capacidade de suporte em projetos de implementação se soluções de trabalho remoto”, acrescenta a diretora-geral da Microsoft Portugal.

Com um calendário de atividades com parceiros e clientes muito exigente ao longo do ano — e que requer frequente envolvimento com os mesmos –, a Microsoft tem estreitado esta comunicação “no sentido de os formar, informar, e capacitar para os desafios que a tecnologia nos vai colocando dia após dia”. “Neste momento estamos a usar as ferramentas de que já dispúnhamos e transformar eventos presenciais em eventos totalmente online, ajustando e priorizando os seus conteúdos ao contexto atual”, explica Paula Panarra.

As novas rotinas de trabalho foram, de resto, descritas por Paula Panarra numa publicação da diretora-geral da Microsoft Portugal no seu LinkedIn.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft “reforça equipas” para ajudar empresas a lidar com o trabalho remoto durante a crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião