Há 13.956 infetados com Covid-19 em Portugal. Número de mortes sobe para 409

Até à meia-noite, o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 13.956, enquanto o número de mortes aumentou para 409, segundo a última atualização da Direção Geral de Saúde.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que há mais 815 casos de Covid-19 em Portugal. O total de pessoas infetadas com a doença sobe, assim, para 13.956, de acordo com os últimos dados da Direção Geral de Saúde, apurados até à meia-noite. Os números indicam ainda que morreram mais 29 doentes por causa do vírus, num total de 409 desde que o surto foi detetado no país.

O aumento percentual do número de casos de Covid-19 subiu ligeiramente face às 24 horas anteriores, mas continua, há oito dias, abaixo dos dois dígitos. De acordo com os último dados conhecidos, o número de infetados subiu 6,2%. Já o número de recuperados aumentou para 205.

Do total de casos, 12.169 pessoas (87,2%) estão a recuperar em casa, enquanto outros 1.173 estão internados, dos quais 241 nos cuidados intensivos. A taxa de letalidade global é de 2,9% e, considerando apenas pessoas acima dos 70 anos, é de 11%.

Fonte: DGS

Governo pondera cordão sanitário em Castro Daire

Em termos regionais, é na região Norte que se concentram o maior número de casos confirmados com mais de oito mil casos. Já na Beira Alta, há uma nova preocupação para as autoridades: Castro Daire.

A diretora-geral de saúde Graça Freitas explicou que está a ser equacionado um cordão sanitário em Castro Daire, na conferência de imprensa que se seguiu à divulgação dos dados. Está atualmente a ser feita uma avaliação de risco pelas autoridades de saúde na região, que irá posteriormente entregar uma proposta ao Ministério da Saúde.

Está a ser equacionado em articulação com as autoridades saúde municipais e com o mecanismo de Proteção Civil”, confirmou Graça Freitas sobre a possibilidade de um cordão sanitário em Castro Daire, vila onde há já 59 casos confirmados. Há atualmente duas situações semelhantes decretadas: em Ovar e em São Miguel, nos Açores.

Instituto prepara teste piloto à imunidade da população

Na conferência de imprensa o secretário de Estado da Saúde, António Sales, fez o balanço do material médio que tem chegado ao país. Foram recebidas 90 mil zaragatoas, que serão distribuídas pelo Infarmed e pelo Laboratório Militar, bem como 350 mil testes de diagnóstico.

Amanhã receberemos mais um milhão de testes e um milhão de kits“, anunciou o secretário de Estado. “Estamos a querer reforçar as proteções dos profissionais de saúde”, sublinhou, acrescentando que o Governo encomendou 5 milhões de máscaras cirúrgicas e 850 máscaras FF2, que deverão chegar já esta sexta-feira.

Desde 1 março, foram feitos em Portugal mais de 144 mil testes de diagnóstico (dos quais 52% em hospitais públicos e 48% no privado). Além destes, poderão começar a ser feitos também testes sorológicos. Fernando Almeida, presidente do Instituto Ricardo Jorge, anunciou que está a ser preparado um teste piloto que irá avaliar o grau de imunidade da população assim que a curva epidemiológica o justifique.

Almeida explicou que este inquérito, que poderá arrancar no final de abril ou início de maio, irá abranger uma população de 1.700 pessoas e ser, mais tarde, alargado a toda a população. “Neste momento não sabemos qual a proporção da população que está imunizada”, disse Graça Freitas, sublinhando que é preciso encontrar “o tempo ótimo” para avançar com o projeto.

(Notícia atualizada às 14h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 13.956 infetados com Covid-19 em Portugal. Número de mortes sobe para 409

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião