📹 Como se dá a leitura do contador da luz? Perguntou ao Google, nós respondemos

Durante a pandemia, a EDP Distribuição continua a fazer a leitura dos contadores que estão fora das casas, mas recomenda aos consumidores que enviem os seus consumos de luz. Saiba como fazê-lo.

Recebeu um email do seu fornecedor de luz a dizer que por causa da pandemia de Covid-19 estão suspensas as leituras reais do consumo de eletricidade, feitas diretamente nos contadores dos consumidores. Será verdade?

Ao ECO/Capital Verde, a EDP Distribuição, entidade responsável pela recolha e comunicação de leituras, garantiu que desde o dia 16 de março, e enquanto durar o estado de emergência, apenas estão suspensas as leituras extraordinárias (ou seja, as que são agendadas e presenciais) e também as leituras dos contadores que estão instalados dentro de casa. “Esta medida excecional pretende garantir a segurança de todos, tanto dos nossos colaboradores como de todos os clientes, durante a pandemia do COVID19″, frisou o operador da rede de distribuição de energia elétrica.

Em todos os outros contadores, acessíveis no exterior das habitações, os técnicos da empresa continuam a fazer as leituras e a comunicá-las aos fornecedores de energia. A EDP Distribuição esclarece também que, neste momento, 80% dos cerca de 2,5 milhões de contadores inteligentes instalados já permitem a leitura remota. “Durante este período, recomenda-se que sejam apenas reportados os pedidos de caráter mais urgente, nomeadamente avarias ou situações de risco”, frisa a empresa, apelando aos consumidores para comunicarem eles próprios a leitura do contador via canais digitais, ou diretamente ao fornecedor de eletricidade.

Saiba como fazer e comunicar a leitura do seu contador da luz. Veja o vídeo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Como se dá a leitura do contador da luz? Perguntou ao Google, nós respondemos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião