45% dos alunos do 1.º ciclo não tiveram ensino à distância

  • ECO
  • 12 Abril 2020

Quase metade dos alunos com 6 a 10 anos não tiveram qualquer tipo de ensino formal entre 16 de março e os dias 6 a 9 de abril, segundo uma sondagem feita para o Público e para a RTP.

Perto de metade dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico não tiveram qualquer tipo de ensino à distância, pelo menos até aos dias 6 a 9 de abril. A conclusão é de uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para o Público e para a RTP e divulgada este domingo.

De acordo com o jornal, à pergunta “A escola do seu filho iniciou já um processo de ensino à distância?”, apenas 55% dos pais com crianças a frequentar o 1.º ciclo responderam afirmativamente. Os restantes 45% dos alunos com 6 a 10 anos terão ficado sem qualquer tipo de ensino formal desde 16 de março, o dia em que todas as escolas foram encerradas por causa do novo coronavírus. A amostra é composta por 1.700 inquiridos.

Uma das explicações para este indicador, segundo o Público, é a ausência de recursos digitais nas casas de muitos alunos. No entanto, outra explicação será a de que também muitos professores não possuem os recursos necessários para promoverem o ensino à distância.

Os alunos até ao 9.º ano “regressam” esta terça-feira às aulas, mas apenas à distância durante todo o 3.º período, com o Governo a reorientar a grelha da RTP Memória, que contará com a emissão de conteúdos didáticos durante praticamente toda a semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

45% dos alunos do 1.º ciclo não tiveram ensino à distância

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião