DGS recomenda uso de máscara. Aprenda aqui a fazer a sua

A Direção-Geral da Saúde (DGS) passou a recomendar o uso de "máscara comunitária" nos locais públicos fechados. Se tem habilidade para costura, aprenda aqui a fazer a sua.

O uso de máscara de proteção passou a ser recomendado em Portugal para quem estiver em locais públicos fechados. Mas a decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) não abrange todos os tipos de máscaras.

Numa altura em que este produto é escasso para os profissionais de saúde na linha da frente do combate à pandemia, a recomendação da DGS aplica-se apenas às “máscaras comunitárias” ou “sociais”. Ou seja, as máscaras que podem ser feitas em casa com tecido.

Com base nas dicas do Centro para o Controlo de Doenças (CDC) dos EUA, o ECO preparou um guia simples que ajuda a fazer uma máscara em casa.

Material necessário:

  • Um pouco de tecido de algodão (uma camisola que já não use também serve).
  • Elástico;
  • Agulha e linha (ou máquina de coser);
  • Tesoura de corte;
  • Régua.

Passo a passo:

1. Corte dois retângulos iguais de tecido com 25 por 15 centímetros e sobreponha-os.

2. Ao longo do comprimento do retângulo, dobre uma aba de 0,6 centímetros e cosa-a.

3. Ao longo da largura, dobre uma aba de 1,2 centímetros e cosa também, mas faça-o o mais junto ao interior da máscara possível, de forma a deixar um espaço por onde serão introduzidos os elásticos (como se formasse um tubo).

4. Introduza dois elásticos de 15 centímetros de comprimento em cada lado da máscara e dê um nó na ponta, de forma a permitir fixar a máscara à parte de trás das orelhas.

5. Puxe o elástico até que ambos os nós fiquem escondidos por dentro das abas que coseu nos dois lados da máscara. Cosa-os nas extremidades da máscara.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

DGS recomenda uso de máscara. Aprenda aqui a fazer a sua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião