Estes 7 gráficos mostram como as empresas estão a enfrentar a pandemia

Um inquérito semanal feito pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal mostra como as empresas estão a enfrentar a pandemia. O ECO reuniu 7 gráficos que ilustram as respostas.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal (BdP) decidiram fazer um inquérito semanal às empresas para fazer um raio-x ao impacto da pandemia no tecido empresarial num momento em que o país está sob o estado de emergência. Os primeiros resultados desse inquérito mostram como as empresas estão a ser afetadas — da queda abrupta do volume de negócios aos encerramentos — e como estão a tentar sobreviver — do uso do lay-off ao recurso ao crédito.

Esta informação é necessária para que se possam reconhecer tendências e perspetivar linhas a seguir para minorar impactos económicos, nomeadamente sobre as próprias empresas”, argumentam as duas instituições, agradecendo a resposta das empresas “neste momento difícil que o país atravessa”.

O inquérito foi realizado entre 6 e 10 de abril e é “dirigido a um conjunto alargado de empresas de micro, pequena, média e grande dimensão, representativas dos diversos setores de atividade económica, sendo a amostra de 8.883 empresas”. “Foram obtidas 4.793 respostas válidas, o que representa uma taxa de resposta global de 54%”, notam o INE e o BdP, sendo que este universo representa 54% dos trabalhadores e 65% do volume de negócios da amostra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes 7 gráficos mostram como as empresas estão a enfrentar a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião