Fraga contratou dois amigos para a Ordem dos Advogados de forma irregular

  • ECO
  • 15 Abril 2020

Uma auditoria do Tribunal de Contas conclui que, entre 2014 e 2016, Elina Fraga contratou para a Ordem dois amigos, o patrono e uma futura sócia, de forma irregular.

Uma auditoria do Tribunal de Contas (TdC) apurou que, entre 2014 e 2016, a bastonária dos Advogados da altura, Elina Fraga contratou para a Ordem dois amigos, o patrono e uma futura sócia, de forma irregular, diz o Público (acesso pago). O TdC analisou ainda as contas da Ordem dos Advogados (OA) nesses dois anos, período em que a instituição atingiu um passivo muito elevado, que acabou por ser homologado por Elina Fraga.

Em fevereiro de 2018, o ex-bastonário Guilherme Figueiredo pediu uma auditoria às contas da OA e até acabou por ser aberto um inquérito. Agora, a auditoria feita pelo TdC vem mostrar que, durante 2014 e 2016, a OA tinha como vice-presidentes do Conselho Geral dois advogados, Pedro Biscaia e Rui Silva Leal, que entretanto assumiram novamente estas funções com a subida de Menezes Leitão ao cargo de bastonário.

Na lista de contratados aparece ainda Adérito Ferro Pires, patrono de Elina Fraga, um dos advogados que mais honorários recebeu. Atrás surgem as advogadas Sandra Isabel Silva, Sandra Horta e Silva e Carla Morgado, as duas últimas eram, na altura, vogais do Conselho Geral da OA e o TdC entende que houve uma incompatibilidade e que estas não deviam ter recebido pagamentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fraga contratou dois amigos para a Ordem dos Advogados de forma irregular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião