Inflação cai para metade na Zona Euro. Portugal regista taxa mais baixa

O crescimento dos preços na Zona Euro abrandou durante o mês de março perante a quebra nos preços energéticos. Portugal registou taxa de inflação de 0,1%, a mais baixa da região.

A Zona Euro viu o crescimento dos preços abrandar durante o mês de março, durante o qual o coronavírus se propagou por toda a região, obrigando os países a várias medidas de restrição que paralisaram parte da atividade económica. Portugal registou a taxa de inflação mais baixa.

Segundo o Eurostat, a taxa de inflação na Zona Euro em março foi de 0,7%, em linha com a estimativa rápida publicada no dia 31 de março, mas abaixo da taxa de 1,2% registada em fevereiro.

Na União Europeia, a taxa de inflação ficou nos 1,2% em março, abaixo dos 1,4% de fevereiro. O Eurostat diz que, comparado com o mês anterior, a inflação anual caiu em 26 Estados membros e subiu em apenas um.

Fonte: Eurostat

 

Portugal registou uma taxa de inflação de 0,1%, a mais baixa de toda a região. Também Itália, Espanha (os dois países mais castigados pelo coronavírus) observaram uma taxa de 0,1%, assim com o Chipre.

Por outro lado, Hungria e Polónia foram os países onde os preços mais cresceram, registando taxas de inflação de 3,9% em ambos os casos. Na República Checa a taxa de inflação foi de 3,6%, terceira mais alta.

A maior contribuição para o crescimento dos preços veio do agregado dos serviços (+0,60 pontos percentuais), seguido do agregado da alimentação, álcool e tabaco (+0,46 pontos). Já os preços da energia deram um contributo negativo (-0,45 pontos), num mês em que o barril de petróleo afundou devido ao impacto económico do coronavírus e à guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia no seio da OPEP+.

De resto, a taxa de inflação excluindo os preços energéticos ficou nos 1,3%, quase o dobro da taxa de inflação com todos os agregados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação cai para metade na Zona Euro. Portugal regista taxa mais baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião