Plataforma online de Fornos de Algodres apoia pequenos produtores na venda de queijo

  • Lusa
  • 17 Abril 2020

Esta medida, concertada com os produtores, tem como objetivo o "escoamento de 500 queijos de ovelha curado de seis pequenos produtores".

O município de Fornos de Algodres anunciou esta sexta-feira que está a apoiar os pequenos produtores do concelho na comercialização de queijo através de uma plataforma ‘online’, para reduzir prejuízos devido à pandemia da covid-19.

A autarquia de Fornos de Algodres refere em comunicado enviado esta sexta-feira à agência Lusa que após o primeiro pacote de medidas lançado em meados de março, direcionado para os produtores de Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida), “após auscultar todos os produtores de queijo”, decidiu lançar uma nova campanha promocional na plataforma online “O Bom Sabor da Serra” (www.obomsabordaserra.pt), desta vez exclusiva para os pequenos produtores locais.

Segundo o município, “numa medida concertada com os produtores, para escoamento de 500 queijos de ovelha curado de seis pequenos produtores” está a ser feita uma promoção de venda na referida plataforma, “onde três queijos custam apenas 39 euros”. A Câmara Municipal de Fornos de Algodres, presidida por Manuel Fonseca, lembra que a campanha anterior teve “uma afluência muito grande” e os produtos “ficaram esgotados nas primeiras 24 horas”.

Com a nova medida, o presidente da autarquia “pretende dar a conhecer a todos os portugueses – norte, sul e ilhas -, o saboroso queijo de ovelha curado tradicional e demonstrar a verdadeira qualidade que os pequenos produtores têm na produção desta relíquia”, segundo a nota.

A fonte refere ainda que com a iniciativa o município também irá “evitar o congelamento dos queijos” por parte dos produtores do concelho, que viram as vendas reduzidas devido à pandemia da covid-19 e ao facto de a Feira do Queijo Serra da Estrela deste ano ter sido cancelada, o que levou a que os pequenos produtores tenham ficado “com grandes quantidades de queijos armazenados nas suas arcas frigoríficas”.

O executivo municipal de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, sublinha que com este mecanismo pretende “dar uma resposta célere para os problemas que a covid-19 trouxe ao concelho” e apela aos portugueses “para comprarem queijos dos pequenos produtores” através da plataforma “O Bom Sabor da Serra”.

A loja ‘online’ denominada “O Bom Sabor da Serra”, permite “levar o bom sabor da Serra [da Estrela] diretamente de Fornos de Algodres para o mundo”, segundo o município.

De acordo com a fonte, na plataforma digital, que entrou em funcionamento no dia 16 de março de 2019, “é possível encomendar queijo Serra da Estrela, enchidos e fumeiros, vinho, azeite, mel e queijadas [de urtiga]”, sendo que “todos os produtos são exclusivamente produzidos por produtores locais, com recurso a ingredientes também eles 100% locais”.

A loja ‘online’ foi criada pelo município de Fornos de Algodres, com o apoio do Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário de quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma online de Fornos de Algodres apoia pequenos produtores na venda de queijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião