Primeiro raio-x à crise provocada pela pandemia em 6 gráficos
Os indicadores avançados já mostram como a (quase) paralisação da economia está a afetar a confiança e a atividade económica em Portugal.
Este comportamento reflete a deterioração muito rápida da confiança transversal a todos os setores e aos consumidores, o que se explica pela natureza repentina do choque pandémico.
Os números divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem fazer o primeiro raio-x à crise provocada pelo coronavírus em Portugal.
Veja-o através deste seis gráficos:
Note-se que esta análise, ao contrário do que costuma acontecer na síntese económica de conjuntura, é feita com os valores efetivos de março e não com a média móvel de três meses que é o indicador alisado utilizado para eliminar movimentos irregulares. Contudo, para detetar esta crise, que tem contornos especiais, o valor mensal é mais adequado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeiro raio-x à crise provocada pela pandemia em 6 gráficos
{{ noCommentsLabel }}