Wall Street cai 2% perante colapso do petróleo para valores negativos
Índices bolsistas dos EUA encerraram com perdas entre 1% e mais de 2%, com os títulos das energéticas sobre forte pressão face à hecatombe das cotações do "ouro negro" que chegaram a -40 dólares.
Wall Street caiu de forma acentuada nesta segunda-feira depois de os futuros do petróleo se terem tornado negativos pela primeira vez na história, refletindo o caos que a pandemia de coronavírus desencadeou na economia global.
O S&P 500 perdeu 1,79%, para os 2.823.,6 pontos, enquanto o Dow Jones e o Nasdaq recuaram 2,44% e 1,03%, respetivamente, para os 23.650,44 e 8.560,73 pontos.
O setor da energia acabou por ser o mais afetado, com este a cair em torno de 4%, refletindo a derrapagem das cotações do crude até um mínimo histórico de -40 dólares, algo nunca visto. Com grande parte da economia global suspensa devido ao coronavírus, a procura física por petróleo “secou”, criando um excesso de oferta global.
“O que o mercado de energia está a dizer é que a procura não recuperará tão cedo e que há um excesso de oferta”, disse Kevin Flanagan, estratega da WisdomTree Asset Management, citado pela Reuters. “Essa queda de preço pode ser boa, se isso significa mais pessoas a ir para as bombas, mas isso exige que as pessoas saiam”, acrescentou.
No acumulado do ano, o setor da energia já desvalorizou 45%, sendo de longe o que tem pior desempenho em Wall Street entre 11 setores.
Se as energéticas caíram nesta sessão, outros setores tiraram partido do facto de as pessoas se manterem em casa. Concretamente a Amazon que subiu 0,8% e o Netflix que avançou 3,4%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street cai 2% perante colapso do petróleo para valores negativos
{{ noCommentsLabel }}