Já há gasóleo a menos de 1€ por litro. É no Intermarché de Estarreja

A forte queda dos preços do petróleo tem vindo a fazer baixar os preços dos combustíveis. Estão em mínimos, com o diesel a começar já a ser vendido abaixo da fasquia de um euro nos postos dos hipers.

Com o petróleo em queda acentuada nos mercados internacionais, os preços dos combustíveis têm vindo a descer nos postos de abastecimento nacionais. E já há mesmo “bombas” em que é possível atestar o depósito de gasóleo por menos de uma moeda de um euro, como é o caso do Intermarché de Estarreja.

De acordo com o site precocombustíveis.dgeg.pt, da Direção Geral de Energia e Geologia, o posto de abastecimento desta superfície comercial está a vender o litro de gasóleo simples a 0,999 euros. Este valor, que já foi confirmado pelo ECO, resulta de uma revisão em baixa dos preços de venda dos combustíveis neste posto esta terça-feira, 21 de abril. A gasolina simples de 95 octanas está a ser vendida a 1,099 euros.

Este posto do Intermarché é, assim, o primeiro em Portugal a colocar o preço de venda do diesel, o combustível mais utilizado no mercado nacional abaixo da fasquia de um euro, algo que não se verificava desde 2015.

Outros postos poderão acompanhar este movimento, tendo em conta que existem já vários postos com valores próximos: Petrin, em Braga, vende diesel a 1,029 euros, enquanto o Intermarché de Vila de Prado cobra 1,035 euros.

Nos postos das petrolíferas de referência, o diesel está ainda em torno dos 1,20 euros por litro, mas tem vindo a descer, acompanhando a tendência de queda dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais.

O petróleo está a afundar num contexto de oferta elevada e reduzida procura, por causa dos efeitos da pandemia na economia mundial. Este cenário, agravado pela falta de espaço de armazenamento, está a levar o Brent a cotar abaixo da fasquia dos 20 dólares, enquanto no caso do West Texas Intermediate, nos EUA, assistiu-se a uma quebra para um valor negativo. Chegou aos -40 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há gasóleo a menos de 1€ por litro. É no Intermarché de Estarreja

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião