Mais de 12.500 prestações de desemprego prorrogadas de forma automática

  • Lusa
  • 23 Abril 2020

Ministra do Trabalho adianta que prestações de desemprego cujo prazo de renovação estava a terminar foram prorrogadas de forma automática.

Mais de 12.500 prestações de desemprego cujo prazo de renovação estava a terminar foram prorrogadas de forma automática, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“Neste momento já foram prorrogadas 12.512” prestações de desemprego, disse a ministra no final de uma reunião com a CGTP por videoconferência sobre as medidas relacionadas com a crise provocada pela pandemia covid-19.

A prorrogação automática das prestações de desemprego, bem como do Complemento Solidário para Idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma das medidas do Governo para responder ao impacto da pandemia da covid-19 e que entraram em vigor em 27 de março.

Sobre as outras prestações sociais, a ministra referiu que foram também prorrogadas automaticamente 2.963 prestações relativas ao RSI.

A prorrogação automática abrange o subsídio social de desemprego e o subsídio por cessação de atividade, além do subsídio “normal” de desemprego.

O diploma que criou a medida estabelece que “são extraordinariamente prorrogadas as prestações por desemprego e todas as prestações do sistema de Segurança Social que garantam mínimos de subsistência” cujo período de concessão ou prazo de renovação termine antes de 30 de junho de 2020.

A mesma lei determina que as reavaliações das condições de manutenção das prestações da Segurança Social são suspensas até à mesma data.

A prorrogação automática de prestações sociais é financiada pelo Orçamento do Estado, de acordo com o diploma.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 186 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 708 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 820 pessoas das 22.353 confirmadas como infetadas, e há 1.143 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 12.500 prestações de desemprego prorrogadas de forma automática

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião