Governo diz que há condições para retomar processo do 5G

  • Lusa
  • 29 Abril 2020

O secretário de Estado das Comunicações disse no Parlamento que "agora haverá condições" para retomar o processo do lançamento da rede 5G em Portugal.

O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, considerou esta quarta-feira que “haverá condições” para retomar a migração da televisão digital terrestre (TDT), tal como avançar com o processo da quinta geração móvel (5G). O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

“Creio que agora haverá condições de movimento social e técnicas para, com prudência, prosseguir essa migração por forma a que o processo se conclua”, afirmou, referindo-se à migração da TDT para libertar a frequência dos 700 MHz, essencial para o arranque do 5G. O processo de migração foi interrompido devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus.

“Também haverá condições para retomar o processo 5G, sendo certo que os operadores estão agora menos entusiasmados porque estão com as sua capacidades financeiras mais limitadas”, considerou. “Mas uma coisa é a definição dos direitos [de atribuição das frequências 5G], outra coisa é o pagamento respetivo”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que há condições para retomar processo do 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião