Provisões da banca para o malparado vão chegar a 50 mil milhões

  • ECO
  • 4 Maio 2020

Setor financeiro prepara-se para o impacto do novo coronavírus na economia, nomeadamente o aumento de incumprimentos. Desde a crise financeira que a banca não fazia tantas provisões.

As provisões da banca europeia e norte-americana para salvaguardar o crédito malparado estão em vias de ultrapassar os 50 mil milhões de dólares, noticia o Financial Times (acesso pago). Este indicador está em máximos desde a crise financeira de 2008, segundo o jornal.

Os grandes bancos norte-americanos destacam-se por terem aumentado as provisões em 350% no primeiro trimestre, em termos homólogos, para 25 mil milhões de dólares. Na Europa, o crescimento das provisões para o malparado disparou 260%, para 16 mil milhões de euros. No caso da banca portuguesa, as provisões para potenciais perdas no crédito poderão ascender a mais de cinco mil milhões de euros nos próximos tempos.

O setor financeiro prepara-se deste modo para o impacto do novo coronavírus na economia. Deste modo, os bancos estão a antecipar um aumento no número de famílias e empresas em incumprimento por causa das perdas de rendimentos e de receias causadas pela paralisação da economia mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Provisões da banca para o malparado vão chegar a 50 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião