Líderes não estão preparados para a mudança, revela estudo

Dados do Leadership Confidence Index 2020, da Odgers Berndtson, revelam uma "crise de desconfiança" nas lideranças à escala global. A solução pode estar na aposta em líderes com mais soft skills.

A maioria dos executivos seniores não acredita que a liderança nas suas organizações consiga lidar com a disrupção, revelam dados do Leadership Confidence Index 2020, da Odgers Berndtson. No estudo foram inquiridos 1.890 executivos seniores à escala global, incluindo em Portugal, que consideram que os líderes não estão preparados para lidar com os avanços exponenciais de tecnologia, as alterações profundas das expectativas dos consumidores, a emergência de novos modelos de negócio ou a entrada de novos concorrentes.

De acordo com o estudo, a desconfiança deve-se à resistência à mudança por parte dos líderes e à falta de uma visão clara de futuro para a organização. Entre os principais fatores de disrupção para as empresas estão os avanços tecnológicos, as mudanças nas expectativas dos consumidores e a incerteza económica, refere a Odgers Berndtson.

O estudo revela, ainda, que 95% dos inquiridos reconhece a disrupção como um tema impactante, 88% acredita que a disrupção aumentará nos próximos cinco anos e 85% considera que é o CEO quem tem o papel mais crítico na gestão da disrupção.

O inquérito sugere que as empresas devem desenvolver líderes com determinação, coragem, pensamento estratégico, curiosidade, resiliência, ter capacidade de adaptação e inteligência emocional. Para conseguir gerir a disrupção, o CEO deve ter a seu lado o chief technology officer (CTO) e o chief people officer (CPO).

“Assistimos a uma crise transversal de confiança nas lideranças das organizações, numa altura em que o mundo dos negócios entrou numa rota de incertezas profundas à escala global com a crise da Covid 19”, sublinha Luís Sítima, managing partner da Odgers Berndtson.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes não estão preparados para a mudança, revela estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião