Pandemia destrói quase um milhão de empregos em Espanha. Mais de cinco milhões recebem subsídio

  • ECO e Lusa
  • 5 Maio 2020

O número de inscritos nos serviços de Segurança Social em Espanha registou um saldo negativo de 947.896 pessoas entre meados de março e final de abril, devido à pandemia do Covid-19.

A pandemia destruiu perto de um milhão de empregos em Espanha. A informação faz parte de um conjunto de dados do mercado laboral, publicados pelo Governo espanhol.

Entre meados de março e o final de abril, os afiliados no sistema de Segurança Social registaram um saldo negativo de 947.896. No total, mais de cinco milhões de cidadãos espanhóis estão a receber prestação de desemprego, segundo avançou o El Economista. Trata-se de um crescimento de interanual de 136,56%, para um valor recorde.

De acordo com a informação divulgada, há menos emprego nos setores do pequeno comércio e na educação. Em contrapartida, regista-se um aumento de emprego no setor da agricultura, um fenómeno explicado pelos efeitos da pandemia nas tendências de consumo em todo o mundo.

Há ainda mais de três milhões de pessoas em regime de lay-off ou similar (3.074.462), sobretudo nos serviços de comida e bebidas (726.137), seguindo-se o pequeno comércio (448.243). Catalunha, Madrid e Andaluzia são as comunidades onde há mais trabalhadores abrangidos por este regime.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia destrói quase um milhão de empregos em Espanha. Mais de cinco milhões recebem subsídio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião