Comissão Europeia “mais otimista” que FMI, mas menos que BdP. “Estamos no meio”, diz Gentiloni

O comissário europeu da economia explicou que as previsões da Comissão Europeia foram feitas quando já era visível que o pico da curva epidémica tinha sido alcançado na maioria dos Estados-membros.

A Comissão Europeia está menos pessimista do que o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a dimensão da recessão da economia portuguesa em 2020. Contudo, está menos otimista do que o Banco de Portugal, assinalou o comissário europeu para a economia, Paolo Gentiloni, na conferência de imprensa de apresentação das previsões de primavera da Comissão Europeia. A diferença está na informação disponível até ao momento da divulgação das previsões e a evolução da pandemia em cada momento.

“A nossa projeção parece-me mais otimista do que a do FMI, mas menos otimista do que o cenário base consensual entre os economistas e as previsões do Banco de Portugal”, apontou Gentiloni. “Estamos no meio”, acrescentou.

Esta posição intermédia das previsões da Comissão Europeia poderá estar relacionada com o momento em que as três previsões referidas foram elaboradas. “A data de fecho das previsões do FMI foi anterior à data de fecho das previsões da Comissão“, explicou, referindo que isso levou a “diferentes avaliações” sobre o estado da pandemia.

No caso das previsões de Bruxelas, estas foram fechadas a 23 de abril, data em que “a situação da curva da pandemia era mais clara” em comparação com o momento das previsões do FMI. “[A situação] não era positiva, mas já era claro que o pico tinha sido alcançado em muitos dos Estados-membros“, esclareceu Gentiloni, sugerindo que essa poderá ser uma das diferenças a explicar as diferentes previsões.

No cenário macroeconómico divulgado esta quarta-feira, a Comissão Europeia prevê uma contração de 6,8% da economia portuguesa, seguida de uma recuperação de 5,8% em 2021. Já o FMI, que divulgou as suas previsões a 14 de abril no World Economic Outlook, prevê uma queda de 8% em 2020, seguida de uma recuperação de 5% em 2021.

Três semanas antes do FMI, o Banco de Portugal divulgou a sua previsão a 26 de março: no cenário mais adverso, a economia portuguesa iria contrair 5,7%. Contudo, estas previsões foram feitas numa altura em que havia maior escassez de informação, nomeadamente sobre as medidas a adotar pelo Governo, e incerteza sobre a evolução da pandemia e da própria reação da população, das empresas e dos indicadores económicos avançados.

As três previsões deixam o PIB português aquém dos níveis de 2019 no próximo ano, ou seja, a retoma demorará mais tempo.

A previsão da Comissão Europeia para Portugal é mais otimista do que a média da Zona Euro em que o PIB afunda 7,7% em 2020, seguindo-se uma recuperação de 6,3% no ano seguinte. Entre os países que partilham o euro, a Itália, Grécia e Espanha são os países mais afetados pelo impacto económico da pandemia com o PIB a encolher mais de 9%. Independentemente do impacto país a país, para Gentiloni “é agora bastante claro que a UE entrou na mais profunda recessão económica da sua história”.

No caso de Portugal, tal como dos países referidos em cima, a dependência do turismo estrangeiro torna esta retoma mais desafiante até haver uma vacina ou um tratamento eficaz. “Espera-se que a economia recupere com força após o choque inicial mas em alguns setores, particularmente no turismo, é expectável que as réplicas [da crise pandémica] prolonguem-se”, avisa a Comissão Europeia no relatório.

O próprio comissário europeu admitiu essa exposição da economia portuguesa ao turismo, referindo que a Comissão Europeia está a trabalhar para que o setor “sobreviva” a este verão. Este será um dos principais assuntos da próxima reunião do colégio de comissários na próxima semana, nomeadamente que guidelines e regras serão emitidas para o setor se coordenar a nível europeu agora que se aproximam os meses de época alta. Segundo as previsões de Bruxelas, a atividade turística deverá cair 50% este ano por causa da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia “mais otimista” que FMI, mas menos que BdP. “Estamos no meio”, diz Gentiloni

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião