5 coisas que vão marcar o dia

Ações da EDP em ex-dividendo, números da concessão de crédito em março e audição da Conselho de Administração da SPGM - Sociedade de Investimento no Parlamento em destaque nesta terça-feira.

A entrada das ações da EDP em ex-dividendo promete afetar o arranque da sessão bolsista lisboeta no dia em que serão conhecidos os dados sobre a nova concessão de crédito em março, mês em que a pandemia se instalou em Portugal. No mesmo dia, o Conselho de Administração da SPGM – Sociedade de Investimento, entidade que gere as linhas de crédito lançadas pelo Governo no contexto da pandemia, vai ao Parlamento prestar esclarecimentos aos deputados. A nível internacional, destaque para a divulgação das contas da petrolífera saudita Saudi Aramco, e para a análise pelo Supremo Tribunal dos EUA do caso da disponibilização de declarações de rendimentos do Presidente Donald Trump.

Ações da EDP entram em ex-dividendo

A EDP faz parte do conjunto de cotadas nacionais que decidiram avançar com o pagamento de dividendos aos acionistas apesar do contexto de pandemia que afeta a economia e as empresas nacionais. O pagamento de 19 cêntimos por ação (total de 694,7 milhões de euros) ocorre a 14 de maio, sendo que o título negoceia já nesta terça-feira a descontar esse dividendo.

Como evoluiu o crédito no mês da chegada do coronavírus?

O Banco de Portugal divulga os dados sobre a concessão de crédito às famílias e empresas, em março. Será assim possível perceber até que ponto o mercado de crédito nacional foi afetado no mês em que foi reportado o primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus em Portugal.

Audição no Parlamento da SPGM – Sociedade de Investimento

O Conselho de Administração da SPGM – Sociedade de Investimento, entidade que coordena o Sistema Português de Garantia Mútua e que gere as linhas de crédito lançadas pelo Governo no contexto da pandemia, vai ao Parlamento para uma audição no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças. Audição resulta de uma iniciativa do grupo parlamentar do CDS-PP, acontecendo num período em que o modelo de apoio financeiro às empresas afetadas pela pandemia tem sido alvo de críticas.

Saudi Aramco divulga resultados do 1.º trimestre

A Saudi Aramco divulga esta terça-feira o balanço das suas contas relativas ao primeiro trimestre do ano. Estas serão as primeiras contas da petrolífera saudita que na globalidade já vão refletir a atividade após o IPO realizado no final do ano passado. Anúncio acontece ainda um dia depois de a Arábia Saudita ter divulgado que vai reduzir a sua produção de petróleo em um milhão de barris por dia já a partir de junho.

Supremo Tribunal fecha análise às declarações de impostos de Trump

A escassos seis meses das eleições presidenciais dos EUA, Donald Trump enfrenta uma prova de fogo. Esta terça-feira, o Supremo Tribunal dos EUA vai ouvir os argumentos do Congresso e dos procuradores de Nova Iorque que exigem ter acesso às declarações de impostos de Donald Trump, aos quais este se tem recusar a entregar. Essas audições encerram a análise do caso, sendo esperada o anúncio de uma decisão final só em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião