Segurança Social pagou 84% dos pedidos de lay-off apresentados até 30 de abril

Já foram pagos 84% dos pedidos de lay-off feitos até ao final de abril, num total de 284 milhões de euros. Estes pedidos abrangem 83 mil empresas e 681 mil trabalhadores.

De todos os pedidos de lay-off feitos pelas empresas à Segurança Social até 30 de abril, 84% já foram pagos, anunciou o Ministério do Trabalho e da Segurança Social. Este número equivale a 83 mil empresas e 681 mil trabalhadores.

Até esta sexta-feira, 15 de maio, “a Segurança Social procedeu ao pagamento (…) de 83.324 pedidos de lay-off simplificado, que abrangem um total de 681 mil trabalhadores”, refere o ministério de Ana Mendes Godinho, em comunicado. “Estes foram os pedidos apresentados até 30 de abril que foram considerados válidos, e que correspondem a 84% do total de pedidos apresentados”.

De todos os trabalhadores abrangidos pelo lay-off, 84% estão em suspensão de contrato e 16% em redução do horário de trabalho. Ao todo, a Segurança Social já pagou 284 milhões de euros em ajudas às empresas que aderiram a este mecanismo.

Relativamente aos pedidos de lay-off que não foram considerados válidos, diz o Ministério, as empresas estão a ser notificadas e têm dez dias úteis a partir da notificação para corrigirem o processo ou regularizarem situações de dívidas fiscais ou contributivas.

No total, no âmbito das medidas excecionais de apoio, a Segurança Social já pagou 394 milhões de euros, abrangendo 1.113.000 pessoas e 129.000 empresas, refere o comunicado.

(Notícia atualizada às 18h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social pagou 84% dos pedidos de lay-off apresentados até 30 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião