Fortes ganhos puxam pela bolsa de Lisboa. Semapa dispara 9%

EDP valoriza mais de 1% depois de vender ativos em Espanha por 515 milhões de euros. Bolsas europeias iniciam semana a todo o gás, com ganhos em torno de 2%.

A semana começa com fortes ganhos nas bolsas europeias e Lisboa acompanha o sentimento positivo. A Semapa dispara 9% num arranque de sessão nacional com destaque para o setor energético: a Galp valoriza mais de 2% com a recuperação do preço do barril de petróleo e a EDP soma mais de 1% após vender negócios em Espanha.

O PSI-20, o principal índice português, soma 2,26% para 4.086,14 pontos, numa altura em que apenas uma cotadas (Sonae Capital, a cair 5,37%) está em terreno negativo.

Do lado dos ganhos, há valorizações expressivas: a Semapa chegou a disparar mais de 9%, seguindo a ganhar 4,53% para 8,08 euros. A Ibersol soma 8,18% para 4,23 euros, no melhor desempenho na praça portuguesa. Novabase e Navigator também apresentam ganhos de mais de 4%.

Outras notas positivas vão para o setor da energia, onde a Galp valoriza 2,56% para 10,19 euros e a EDP ganha 1,21% para 3,944 euros.

No caso da petrolífera, os analistas associam o desempenho positivo ao comportamento do mercado do ouro negro. “Após a cotação ter registado preços negativos, este mercado tem conseguido dar sinais de estabilidade quer ao nível de preços quer ao nível da relação oferta/procura, conduzindo a uma gradual melhoria do sentimento dos investidores. A grande incógnita é saber quanto dessa melhoria se irá refletir no sentimento dos investidores em relação ao setor petrolífero”, dizem os analistas do BPI.

Quanto à EDP, e elétrica anunciou esta manhã a venda de vários ativos em Espanha à Total por 515 milhões de euros.

Semapa esteve a disparar 9% no arranque

Entre os pesos pesados nacionais, destaque ainda para o BCP, que soma 2,87% para 0,0896 euros, isto na véspera de apresentar resultados do primeiro trimestre.

Lá por fora, os ganhos são também robustos. O alemão DAX-30 avança 2,1% e o CAC-40 de França sobe 2%. O espanhol IBEX-35 soma 1,7%, enquanto o índice de referência europeu Stoxx 600 ganha 1,5%.

A companhia aérea Ryanair sobe 4,26% para 8,81 euros, depois de ter anunciado um aumento de 13% dos lucros anuais e de ter revisto em baixa a previsão para 2020 por causa da pandemia. Avisou que poderá estar de saída de alguns aeroportos na Europa, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha e Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fortes ganhos puxam pela bolsa de Lisboa. Semapa dispara 9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião