Jack Ma de saída da administração do SoftBank após prejuízos históricos

  • ECO
  • 18 Maio 2020

O fundador do Alibaba vai deixar a administração do SoftBank, decisão que surgiu poucas horas antes de o grupo reportar os maiores prejuízos da sua história e um dos maiores entre empresas nipónicas.

Jack Ma, fundador do Alibaba, está de saída do conselho de administração do grupo nipónico SoftBank. A decisão foi conhecida poucas horas antes de o SoftBank reportar os prejuízos mais elevados da sua história.

Foi nesta segunda-feira que o SoftBank anunciou que Jack Ma irá sair da cúpula da sua administração, isto numa altura em que o milionário chinês começa a focar as suas atenções na filantropia — em setembro, Ma tinha abandonado os comandos do Alibaba.

Mas é também a mais recente saída de altos quadros que apoiavam a administração liderada pelo CEO Masayoshi Son, acontecendo num período particularmente conturbado para o SoftBank.

Poucas horas após conhecida a saída de Jack Ma, que esteve uma década na sua administração — o grupo tecnológico japonês anunciou prejuízos recorde e dos mais elevados alguma vez apresentados por uma empresa japonesa.

Registou prejuízos operacionais de 1,36 biliões de ienes, ou o equivalente a cerca de 12 mil milhões de euros, no ano fiscal terminado em março. Trata-se do primeiro prejuízo anual em 15 anos, sendo que compara com um lucro de cerca de 18,14 mil milhões de euros registado no período homólogo.

Os prejuízos foram ditados pelo investimento na WeWork e em outras empresas ligadas à tecnologia que foram duramente afetadas pela pandemia de coronavírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jack Ma de saída da administração do SoftBank após prejuízos históricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião