Casos de Covid-19 sobem 0,96%. Já há mais de 30 mil infetados

As autoridades de saúde identificaram 288 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 30.200 casos. Morreram 12 pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus continua a aumentar em Portugal, tendo-se registado 288 novos casos nas últimas 24 horas. É uma subida de 0,96% face ao dia anterior, com o total de pessoas infetadas a superar os 30 mil: 30.200. Morreram mais 12 pessoas devido ao Covid-19, elevando para 1.289 o número total de vítimas mortais, de acordo com o último balanço oficial da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Os dados revelados esta sexta-feira mostram ainda um grande crescimento do número de recuperações. Nas últimas 24 horas 1.289 pessoas foram dadas como recuperadas do Covid-19 em Portugal, um aumento de 17,6%, com o número total a ascender para 7.590.

António Sales, secretário de Estado da Saúde, adiantou durante a conferência de imprensa desta sexta-feira que a taxa de letalidade global é de 4,3%, sendo que na fasquia acima dos 70 anos de idade esta se encontra atualmente nos 16,3%.

Já os internamentos hospitalares mantiveram tendência de queda, sendo que 68,7% dos infetados se encontram a recuperar em casa, disse ainda António Sales. No que respeita aos internamentos, ocorreu uma redução de 32 nas últimas 24 horas, com o total a fixar-se atualmente nos 576. Desses, 84 estão internados em unidades de cuidados intensivos, menos oito do que ontem.

O Norte, que tem sido a região mais castigada desde o início da crise de saúde pública, contabiliza 16.596 casos confirmados e 725 mortes. Seguem-se a região de Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, com 9.106 e 3.664 casos de contágio, respetivamente, e 300 e 233 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que neste momento onde se identificam o maior número de novos casos de contágio, sendo que Graça Freitas assume ser a situação que a DGS está “a acompanhar com mais cuidado”, mas com a diretora a destacar a influência dos casos identificados em fábricas da Azambuja e do Montijo.

Desde 1 de janeiro, as autoridades de saúde já registaram 306.171 casos suspeitos de Covid-19, sendo que 273.714 não se confirmaram. Um total de 2.257 pessoas aguardam resultados laboratoriais e 26.198 pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas infetadas.

Isenção das taxas pela ERS até final 2021

O secretário de Estado da Saúde deu ainda resposta à recente polémica gerada em torno da exigência às autarquias do pagamento de taxas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) associadas à instalação de hospitais de campanhas e de estruturas relacionadas, como para a realização de testes ao Covid-19. O governante adiantou que este pagamento não será exigido até ao final de 2021, correspondendo assim às expectativas dos municípios.

“Esse esforço deve ser enaltecido e incentivado, e por isso o Governo decidiu através de uma portaria conjunta dos ministérios da Saúde e das Finanças, que estas estruturas de natureza extraordinária e temporariamente criadas para a prestação de cuidados de saúde no âmbito da resposta a Covid-19 ficam isentas do pagamento das taxas de registo previstas pelo sistema de registo de estabelecimentos regulados da entidade reguladora de saúde. Esta isenção vigora até ao final do ano de 2021“, disse António Sales.

Já no que se refere aos 500 ventiladores encomendados à China e que tardavam a chegar a território nacional, o governante adiantou que esta semana já chegaram 44 ventiladores provenientes daquele país. Desses, 20 correspondem a uma doação para o centro hospitalar do Algarve e os restantes correspondem a uma aquisição central, sendo que “chegarão em breve a diferentes unidades do serviço nacional de saúde”. “Durante as próximas semanas continuarão a chegar aviões com ventiladores essenciais para robustecer o nosso sistema nacional de saúde”, antecipou ainda António Sales, no seguimento do que já tinha dito a meio desta semana.

(Notícia atualizada às 14h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de Covid-19 sobem 0,96%. Já há mais de 30 mil infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião