Concursos de obras públicas aumentam 30% até abril, apesar da pandemia

  • Lusa
  • 22 Maio 2020

"Verifica-se que o mercado das obras públicas manteve uma trajetória de estabilidade, tanto ao nível das promoções de concursos, como da celebração de contratos", diz AICCOPN.

O mercado das obras públicas manteve-se estável em abril, apesar dos constrangimentos resultantes do estado de emergência, com os concursos lançados no primeiro quadrimestre a aumentarem 30% face a 2019, para 1,947 milhões de euros, informa a AICCOPN.

“Apesar dos constrangimentos resultantes do atual surto pandémico, verifica-se que o mercado das obras públicas manteve uma trajetória de estabilidade, tanto ao nível das promoções de concursos, como da celebração de contratos”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) em comunicado divulgado hoje.

Segundo a edição de maio do Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, o aumento de 30% do volume de concursos promovidos até abril reflete o facto de março ter sido “o mês com o montante de anúncios de lançamento de procedimentos mais elevado desde o início desta série, em 2010”, com o volume de concursos de obras públicas promovidos a atingir os 1.128 milhões de euros sobretudo devido ao lançamento de concursos de novas linhas de metro e ferrovias.

De acordo com a associação, só em março foram publicados “nove concursos de valor igual ou superior a 25 milhões de euros, os quais somam 872 milhões de euros, mais de três quartos do total”, relativos a projetos como as novas linhas de metro do Porto e de Lisboa e a modernização da Linha da Beira Alta, “alguns dos quais já haviam sido previamente objeto de concurso que, devido aos preços base demasiado baixos, tinham ficado desertos”.

No que se refere ao volume de contratos de empreitadas, no âmbito de concursos públicos, celebrados até ao final de abril e objeto de reporte no Portal Base, somou 512 milhões de euros até abril, recuando 8% face ao período homólogo de 2019.

Contudo, nota a AICCOPN, a variação homóloga temporalmente comparável (v.h.t.c.), ou seja, utilizando apenas a informação que é disponibilizada até ao dia 15 de cada mês seguinte à data de celebração dos contratos, apresenta uma variação positiva de 5%.

Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias totalizaram 112 milhões de euros, mais 11% em termos homólogos, valor a que corresponde uma v.h.t.c. positiva de 15%.

No seu conjunto, o montante total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registado no Portal Base foi de 669 milhões de euros, menos 6% em termos homólogos, mas ao qual corresponde uma v.h.t.c. positiva de 5%.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Portugal regista hoje 1.289 mortes relacionadas com o Covid-19, mais 12 do que na quinta-feira, e 30.200 infetados, mais 288, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concursos de obras públicas aumentam 30% até abril, apesar da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião