Casos de coronavírus sobem 0,5%. Número de recuperados dispara para 17.549

  • ECO
  • 24 Maio 2020

O número de casos registados de coronavírus aumentou 0,5% para um total de 30.623. Até ao momento a doença já provocou a morte de 1.316 pessoas.

Há 30.623 pessoas infetadas com coronavírus em Portugal, um número que aumentou 0,5% nas últimas 24 horas, revelam os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS). Até ao momento já faleceram 1.316 pessoas e, devido a uma correção, o número de casos recuperados disparou para mais de 17.000.

Do número total de infetados, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 536 estão internados, dos quais 78 nos cuidados intensivos. Há 2.215 pessoas a aguardar resultados laboratoriais e mais de 26 mil sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que apareceu em Portugal, no início de março, o coronavírus já provocou a morte de 1.316 pessoas, 14 das quais nas últimas 24 horas. Já quanto ao número de recuperados, este disparou para 17.549, uma vez a partir de hoje passam a incluir-se os dados registados na plataforma Trace Covid.

O Norte continua a ser a região mais afetada por este vírus, com 16.678 casos de infeção e 738 mortes. Atrás aparece a região de Lisboa e Vale do Tejo (9.423 casos e 316 mortes), o Centro (3.683 casos e 231 mortes), o Algarve (361 casos e 15 mortes) e o Alentejo (253 casos e uma morte). Nas ilhas, os Açores registam 135 casos e 15 falecimentos, enquanto a Madeira tem 90 pessoas infetadas, sem nenhuma morte registada.

Numa análise por concelhos, Lisboa regista o maior número de casos (2.177), à frente de Vila Nova de Gaia (1.552), Porto (1.347), Matosinhos (1.269), Braga (1.209) e Gondomar (1.077).

Portugal recebeu 60 novos ventiladores

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde referiu que chegaram a Portugal 60 novos ventiladores, que “vão agora ser submetidos a processos de verificação e testagem”, assim como aconteceu com equipamentos adquiridos anteriormente. “Equipamentos anteriores de outro modelo, submetidos a este tipo de procedimento, revelaram características que tiveram de ser revistas tecnicamente”, disse Marta Temido.

Ainda assim, a ministra reconheceu que já chegaram a ser comprados ventiladores que não eram os mais adequados. “Há um conjunto de equipamentos de um modelo que revelou (…) que não era aquele que os nossos médicos entendiam como mais adequado e isso está a ser resolvido em sede própria”, comentou. Mas quis tranquilizar e sublinhou: “Todas as aquisições que fizemos de ventiladores até agora foram de acordo com as especificações técnicas”, referindo que nenhum aparelho é colocado a funcionar sem que seja experimentado primeiro.

A ministra falou ainda sobre o surto de casos na Azambuja, apontando, de certa forma, o dedo às empresas. “Os intervalos de trabalho fazem parte do período normal de trabalho”, disse, referindo-se às declarações que fez este sábado, atribuindo as pausas de trabalho como possível razão para este tipo de surtos. “Quando referimos descontração, não é desresponsabilização das entidades que coordenam o local de trabalho. O que vai ser feito ao longo da semana é o contacto com todas estas entidades. Porque temos a perceção de que estamos a falar de um cenário complexo“, completou.

Sobre a situação na Sonae, que já tinha reportado casos de infetados entre os trabalhadores, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, revelou que existem atualmente 109 casos positivos naquela empresa.

Marta Temido comentou ainda o futuro das competições desportivas, referindo que “é evidente que isso não pode voltar a acontecer nas condições a que estávamos habituados”. Já sobre a reabertura dos ginásio, estão a ser definidas as regras com os responsáveis. “Temos estado a trabalhar nas regras e a data em que a atividade se iniciará ainda não está definida”, disse a diretora-geral de saúde.

(Notícia atualizada às 13h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de coronavírus sobem 0,5%. Número de recuperados dispara para 17.549

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião