Lisboa avança pela terceira sessão à boleia do BCP e da Galp Energia

O PSI-20 valoriza acima de 1%, em linha com os pares europeus que beneficiam da melhoria do sentimento dos investidores face à retoma da economia. BCP e Galp Energia dão gás ao índice lisboeta.

A praça bolsista nacional segue em alta pela terceira sessão, acompanhando as pares europeias, continuando a beneficiar da melhoria do sentimento dos investidores face à retoma da economia e a progressos feitos no âmbito da busca de uma vacina para combater o Covid-19. O PSI-20 valoriza mais de 1% apoiado na valorização do BCP e da Galp Energia.

O PSI-20 soma 1,31%, para os 4.332,95 pontos, com 17 dos 18 títulos que o compõem em alta. Apenas a Novabase ainda não negociou nesta sessão. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — acelera 1,2%.

O sentimento positivo a que se assiste nas praças europeias acompanha a melhoria das perspetivas sobre a atividade económica, numa altura em que as diferentes economias avançam com novas fases de desconfinamento. Nesta terça-feira, há um elemento adicional relacionado com progressos na investigação de uma vacina que permita combater o novo coronavírus.

A empresa de biotecnologia americana Novavax começou a testar em humanos uma vacina para o Covid-19. Os resultados destes primeiros testes deverão ser conhecidos em julho. “Esta notícia evidencia a ‘corrida’ disputada por várias empresas farmacêuticas para desenvolverem uma vacina ou tratamento para o vírus, o que é uma notícia que conforta os investidores, que agora estão focados na retoma económica esperada para o próximo semestre”, dizia a este propósito o BPI no seu diário de bolsa desta terça-feira.

Na praça bolsista nacional, o sentimento é globalmente positivo, com a quase totalidade dos títulos o PSI-20 em terreno de anhos.

Esses ganhos são suportados sobretudo pelo BCP e pela Galp Energia. Os respetivos títulos avançam 2,19% e 1,34%, respetivamente, para os 9,33 cêntimos e 10,59 euros.

Já os títulos das energéticas EDP e EDP Renováveis valorizam 0,61% e 0,51%, respetivamente, para os 4,311 e 11,78 euros. Isto apesar de, segundo avança o Observador, tanto António Mexia como Manso Neto, líderes das duas cotadas, arriscarem a ver as funções suspensas, no âmbito do caso EDP.

Destaque positivo também para a Nos. As suas ações somam 2,62%, para os 3,53 euros, depois de a empresa ter anunciado a convocatória da assembleia geral para 19 de junho, tendo mantido a proposta de remunerar os acionistas com um dividendo
de 0,278 euros, tal como tinha sido anunciado quando apresentou os resultados de 2019.

Já a Ibersol volta a brilhar na liderança dos ganhos da bolsa nacional. As suas ações valorizam 4,31%, para os 7,26 euros.

(Notícia atualizada às 8h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança pela terceira sessão à boleia do BCP e da Galp Energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião