Lucro da Ramada Investimentos cai 30%. Covid-19 pesa

  • Lusa e ECO
  • 28 Maio 2020

Pandemia obrigou a empresa a encerrar a unidade de Ovar, responsável por 40% do volume de negócios do grupo.

A Ramada Investimentos e Indústria registou 1,3 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, menos 30,1% do que em igual período do ano anterior. A pandemia provocou mossa nas contas da empresa.

“O resultado líquido consolidado registado no primeiro trimestre de 2020 no valor de 1.334 milhares de euros, apresentou um decréscimo de 30,1% face ao resultado líquido do período homólogo do ano anterior”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nos primeiros três meses do ano, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa cedeu 27,9% para 2,8 milhões de euros.

Por sua vez, no período de referência, as receitas totais fixaram-se em 26,48 milhões de euros, o que representa uma descida homóloga de 13,3%.

Esta quebra de receitas traduziu especialmente a redução expressiva das vendas no segmento industrial, enquanto o de imobiliário apresentou um crescimento. No industrial, que considera a produção de aços, as receitas caíram 65%.

A empresa lembra que “na sequência da Declaração de Situação de Calamidade no Município de Ovar, a sua subsidiária Ramada Aços, unidade de produção localizada em Ovar, responsável por cerca de 40% do volume de negócios do grupo, teve a sua sede encerrada desde o dia 18 de março de 2020 até ao dia 6 de abril de 2020″.

“O impacto nos resultados do grupo de um encerramento de três semanas foi em parte compensado com a deslocalização da produção e da satisfação das encomendas dos clientes através das filiais do grupo”, acrescenta.

“O grupo está neste momento, apesar da instabilidade do mercado, no processo de retoma gradual das operações encerradas temporariamente. A celeridade da recuperação da atividade operacional do grupo irá depender da evolução dos mercados nacionais e internacionais, especialmente, no setor automóvel“, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Ramada Investimentos cai 30%. Covid-19 pesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião