Mercado aguarda cortes de produção. Petróleo acelera rumo aos 40 dólares

O "ouro negro" acelera nos dois lados do Atlântico, com o brent a aproximar-se dos 40 dólares. Subida acontece numa semana em que a OPEP+ poderá decidir estender os cortes de produção de petróleo.

O petróleo acelera nos dois lados do Atlântico, com o preço do barril de Brent a “namorar” os 40 dólares, valor que não é atingido desde o início de março. Subida das cotações acontece numa semana em que o mercado aguarda que a OPEP+ venha a acordar a extensão dos cortes de produção que permitam puxar pelo preço da matéria-prima.

O barril de Brent valoriza 2,32%, para 39,21 dólares, no mercado londrino. Chegou a negociar a 39,55 dólares, na fasquia mais elevada desde o dia 6 de março. Já o crude soma 2,14%, transacionando nos 36,20 dólares, máximo do mesmo dia.

O avanço das cotações dá seguimento ao rumo ascendente registado ao longo das últimas sessões, com os investidores de olhos na reunião entre os maiores produtores de petróleo — OPEP+ –que deverá decorrer esta semana e em que antecipam ocorra a extensão dos cortes de produção, equivalente a 9,7 milhões de barris por dia (bpd), cerca de 10% da oferta global, até julho ou agosto.

Brent aproxima-se perto dos 40 dólares

“Provavelmente, a OPEP + poderia estender os cortes atuais até 1 de setembro, com uma reunião marcada para antes para decidir os próximos passos”, disse Edward Morse, responsável pelo research de commodities do Citi, citado pela Reuters.

“Um acordo para estender permitiria ao grupo OPEP+ ‘comprar’ algum tempo para realmente cumprir totalmente o corte inicial de oferta de 9,7 milhões de bpd antes de diminuir o corte de produção para 7,7 milhões de bpd no saldo do ano”, afirmou o chefe global de Estratégia para o mercado de commodities do BNP Paribas, Harry Tchilinguirian, também citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado aguarda cortes de produção. Petróleo acelera rumo aos 40 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião