A importância da saúde mental. Nova revista Pessoas já está nas bancas

  • Trabalho
  • 3 Junho 2020

Considerada "um benefício" por muitas empresas, a saúde mental e o bem-estar são cada vez mais observados por quem gere, ouve e cria soluções. É o tema de capa da nova edição da revista Pessoas.

Edição 8 da revista Pessoas, de maio/junho de 2020.Pessoas

Síria, Líbia, Camboja, Sudão do Sul, Moçambique. Se há, no mundo, um contexto de crise, a psicóloga Maria Palha provavelmente andou por lá. A experiência em todos eles, contada na primeira pessoa pela psicóloga no livro “Uma caixa de primeiros socorros das emoções”, é uma espécie de manual de como gerir aquilo que nos ocupa a cabeça, afeta a nossa saúde mental e o nosso bem-estar. E essas aprendizagens de base servem tanto para situações extremas – a pandemia que vivemos, por exemplo – como para o dia a dia comum. “Independentemente da situação, o que permitia que as pessoas se ajustassem melhor durante e no pós eram essas práticas”, assegura a psicóloga, em conversa com a Pessoas.

“Saber como agir e reagir passa por identificar os sinais de alerta, quais as estratégias úteis para integrar – por exemplo, neste momento, em que estou a sofrer o impacto da pandemia – e o que posso fazer em técnicas de autoajuda para prevenir ou conseguir ver o momento em que preciso de ajuda. Quando assim é, as pessoas acabam por não adoecer”, acrescenta a especialista.

A saúde organizacional está associada a um desempenho financeiro cerca de 2,2 vezes superior à média e estudos científicos demonstram que os benefícios gerados por programas de promoção de saúde psicológica no trabalho, durante um ano, podem variar entre os 81 cêntimos e os 13 euros, por cada euro gasto nestes programas. No entanto, “Portugal é um país, europeu, com taxa de mal-estar muito alta. Temos a maior taxa de consumo de medicamentos. Há ainda um estigma muito grande em relação a este assunto, ou não sabem cuidar de si ou têm muita dificuldade em admitir”, assegura Maria Palha, alertando para uma probabilidade de 80% da população em risco de desenvolver burnout num cenário normal.

A saúde mental e o bem-estar dentro das organizações serviu de mote ao tema de capa da edição número 8 da revista Pessoas.

A nova revista Pessoas já está nas bancas. A capa ficou a cargo do projeto português Manicómio. Pode também assinar a revista e recebê-la em casa.

Capa da revista Pessoas número 8, de maio/junho de 2020.D.R.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A importância da saúde mental. Nova revista Pessoas já está nas bancas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião