Garland consome apenas energia verde. Elimina papel e plástico e adquire frota ligeira elétrica

Centros logísticos contam com 638 painéis fotovoltaicos que permitem uma redução de 192,5 toneladas de emissões de CO2 por ano. Da energia à mobilidade elétrica o grupo está também a renovar a frota.

O Grupo Garland, empresa de transportes, logística e navegação, tem vindo desde 2012 a implementar um conjunto de medidas para reduzir a sua pegada ambiental. Já investiu 24 milhões de euros na construção e renovação dos seus centros logísticos, localizados em Cascais, Aveiro, Gaia e Maia, que hoje ocupam no total mais de 85 mil metros quadrados.

“Temos noção do impacto ambiental da atividade logística em todo o mundo. Sendo as operações de transporte e de logística essenciais, como o cenário de pandemia o tem até revelado ao cidadão comum, é essencial que tentemos reduzir o impacto ambiental das nossas operações. A Garland já investiu milhões de euros neste processo, consciente que todos temos um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas que nos afetam a todos”, afirma Peter Dawson, presidente do conselho de administração da Garland, em comunicado.

Em todos os centros logísticos, foram usadas soluções de construção, materiais e equipamentos para melhorar a eficiência energética. Em três deles (dois na Maia e um em Cascais) estão instalados um total de 638 painéis solares, com 175,1 KW de capacidade instalada. Com uma produção anual de cerca de 275.000 KWh, os sistemas permitem a redução de 192,5 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Estes sistemas de autoconsumo representam um investimento de 195 mil euros foram dimensionados para colmatar 20% das necessidades de energia destes centros logísticos e otimizados para aproveitar eficientemente a energia produzida.

Toda a energia que o Garland Logística utiliza nos seus centros logísticos é proveniente de fontes 100% renováveis, possuindo, desde 2018, o certificado “Energia Verde – Classe A”, atribuída pela Axpo Iberia, entidade que disponibiliza serviços energéticos customizados para grandes, pequenas e médias empresas, e pela Associação Espanhola de Normalização e Certificação.

Rumo à mobilidade elétrica

A estratégia do grupo “Rumo à Sustentabilidade” chega também à mobilidade: a Garland está a arrancar com a renovação da sua frota de cerca de 70 viaturas ligeiras, promovendo a sua substituição por veículos elétricos e híbridos. O objetivo é que esta renovação fique completa durante este ano.

Atualmente, as instalações da empresa em Cascais e na Maia já contam com postos de carregamento elétrico e o plano é expandir estes equipamentos às restantes instalações da Garland para serem utilizados por todos os colaboradores com viaturas elétricas da empresa ou próprias.

Da energia verde à redução de papel e plástico

Nos últimos dois anos, o Grupo Garland reforçou algumas medidas com vista à redução do seu impacto ambiental. Começou pela erradicação de plásticos de uso único em máquinas de vending e no abastecimento de água e cafés aos colaboradores, aos quais distribuiu garrafas e copos reutilizáveis.

Do plástico à redução do papel, o ano passado foi implementado um sistema informatizado de gestão documental que, “até fevereiro deste ano, permitiu a diminuição de mais de 960 resmas de papel, o equivalente a 2,4 toneladas de papel. A empresa estima que a poupança anual de papel seja de três toneladas”, destaca o grupo em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garland consome apenas energia verde. Elimina papel e plástico e adquire frota ligeira elétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião