Negociador do Estado na TAP passa a secretário de Estado das Finanças

Foi o nome escolhido por João Leão para secretário de Estado das Finanças. Passou pela Águas de Portugal, Galp, Grupo Amorim e ainda foi secretário de Estado do Planeamento.

João Nuno Mendes foi o escolhido pelo novo ministro das Finanças, João Leão, para ocupar a cadeira de secretário de Estado das Finanças. Passou pela Amorim, Galp e Águas de Portugal. Foi ainda secretário de Estado do Planeamento e, recentemente, estava a representar o Estado nas negociações com a TAP. João Nuno Mendes tem agora pela frente voos mais longos.

Com 47 anos, João Nuno Mendes foi até ao final do ano passado presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal. Mas, antes disso, passou por grandes empresas e já tem, inclusive, um percurso na vida política. Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), conta ainda com formações académicas na área da Liderança e do Marketing Digital, e chegou a dar aulas no ISEG, refere o perfil do LinkedIn.

João Nuno Mendes, secretário de Estado das Finanças

Em 1994 iniciou a carreira como auditor na Arthur Andersen. Dois anos depois tornou-se assessor económico do Gabinete do primeiro-ministro no primeiro Governo de António Guterres, onde permaneceu quatro anos. Em dezembro de 1999 foi nomeado secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, desempenhando funções durante cerca de dois anos e meio.

Em maio de 2002 abandonou a política e tornou-se CFO do Grupo Amorim. Cinco anos depois, em 2007, ocupou a cadeira de diretor-executivo da Galp Energia, onde saiu em junho de 2016 para se tornar presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal.

A mudança mais recente — sem contar com esta nomeação para secretário de Estado das Finanças — aconteceu em maio, quando foi o escolhido para representar o Estado nas negociações com a TAP.

(Notícia atualizada às 18h46 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negociador do Estado na TAP passa a secretário de Estado das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião