Excedente de comércio externo de bens recua em abril para 2,9 mil milhões de euros na Zona Euro

  • Lusa
  • 15 Junho 2020

As exportações de bens da Zona Euro para o resto do mundo recuaram 29% em abril, face ao mesmo mês de 2019, enquanto as importações diminuíram, 24,8%.

O excedente da balança comercial de bens da Zona Euro recuou em abril para 2,9 mil milhões de euros, face aos 15,5 mil milhões de euros homólogos, em consequência da pandemia da covid-19, revelou esta segunda-feira o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, as exportações da Zona Euro para o resto do mundo recuaram 29% em abril, face ao mesmo mês de 2019, para os 136,6 mil milhões de euros e as importações diminuíram, por seu lado, 24,8% para os 133,7 mil milhões de euros, o que resultou num excedente de 2,9 mil milhões de euros.

Na União Europeia (UE), o excedente da balança comercial externa de bens registado em abril foi de 200 milhões de euros, face ao de 12,9 mil milhões de euros de abril de 2019.

As exportações de bens para fora da UE atingiram os 125,4 mil milhões de euros, menos 28,2% do que em abril do ano anterior, e as importações recuaram 22,7%, para os 125,1 mil milhões de euros.

Em consequência das medidas de confinamento adotadas devido à pandemia da covid-19, o comércio entre países da Zona Euro caiu 32,2%, para os 112,4 mil milhões de euros, e entre Estados-membros da UE recuou 32,0%, fixando-se nos 175,2 mil milhões de euros.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 431 mil mortos e infetou mais de 7,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excedente de comércio externo de bens recua em abril para 2,9 mil milhões de euros na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião