Pandemia travou comércio. Produtos para responder ao Covid-19 foram a excepção

Importações extra-UE de produtos como desinfetantes registaram aumento de 46% em comparação com 1º trimestre de 2019. Maiores aumentos nas exportações extracomunitárias foram nos consumíveis médicos.

Apesar da recessão económica e de uma diminuição do comércio extracomunitário total, a compra e venda de quase todos os tipos de produtos relacionados com a resposta ao Covid-19 aumentou no primeiro trimestre de 2020.

As importações extra-UE dos produtos de esterilização, onde se incluem os desinfetantes, registaram o maior aumento (+46% em comparação com o primeiro trimestre de 2019) entre os produtos relacionados com o Covid-19. Já os maiores aumentos nas exportações extracomunitárias foram registados nos consumíveis médicos (+18%) e equipamento de teste de diagnóstico (+17%).

Numa análise aos três primeiros meses do ano, foi em fevereiro que as importações extra-UE de produtos relacionados com a resposta à pandemia registaram o maior aumento (9%), mas a subida mais significativa das exportações foi em março (18%). Esta diferença pode ser explicada, segundo o Eurostat, pelo facto de, em março, os diferentes Estados-membros já terem adquirido stocks suficientes ou porque a produção local ter aumentado e reduzido a necessidade de importar.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia travou comércio. Produtos para responder ao Covid-19 foram a excepção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião