Bolsa de Lisboa ganha mais uma cotada. SIGI da Sonae e Bankinter chega a valer 50,2 milhões

Esta é a primeira sociedade de investimento e gestão imobiliária a cotar na bolsa portuguesa. Cada ação vai entrar, na próxima quarta-feira, a valer quatro euros.

A bolsa de Lisboa vai ganhar mais uma cotada. A Ores — a primeira sociedade de investimento e gestão imobiliária (SIGI) em Portugal — vai ser admitida à negociação na quarta-feira. Com um preço inicial de quatro euros por cada uma das 12,55 milhões de ações que serão cotadas, a empresa chega com uma capitalização bolsista de 50,2 milhões de euros.

A Olimpo Real Estate Portugal (ou Ores Portugal) tornou-se na primeira SIGI criada em Portugal em dezembro de 2019 e resulta de uma parceria entre o Bankinter (que opera como gestor estratégico do veículo) e a Sonae Sierra (que é a gestora do portefólio de imobiliário da empresa).

O regime das SIGI obriga a que o veículo entre em bolsa até um ano após ser constituído. Apesar da pandemia, a Ores decidiu fazê-lo já, segundo anunciou esta terça-feira a Euronext em comunicado. A sociedade é, atualmente, detida em 12% pelo Bankinter e 5,14% pela Sonae Sierra, sendo que 83% do capital seria disperso em bolsa. Isabel Ucha, CEO da Euronext Lisbon, considera que a admissão “demonstra o contínuo compromisso e confiança dos parceiros na economia portuguesa”, sublinhando esperar que “permita à empresa aplicar a sua estratégia de investimento em Portugal, inovando e expandindo o seu negócio”.

O objetivo da empresa é criar uma carteira de gestão de ativos superior a 200 milhões de euros. Alexandre Fernandes, head of asset management Europe da Sonae Sierra, sublinha que “a criação da primeira SIGI em Portugal e a sua subsequente entrada em bolsa são passos muito importantes para a Sonae Sierra, enquadrando-se na estratégia de aumento de exposição a novos veículos de investimento imobiliário”, acrescentando esperar que a iniciativa e com a parceria estratégica com o Bankinter, que vai certamente permitir dinamizar o mercado de capitais e o mercado de investimento imobiliário português.”

Apesar de já haver uma sociedade de investimento e gestão imobiliária na bolsa portuguesa — a Merlin Properties —, esta empresa só tem esta categoria em Espanha e não em Portugal. Assim, esta é a primeira vez que a bolsa portuguesa tem uma SIGI, um veículo popular noutros países. Só nos índices geridos pelo grupo Euronext, há cerca de 100 emitentes do setor, representando uma capitalização bolsista aproximada de 84 mil milhões de euros.

“A entrada da Ores em bolsa demonstra que o Bankinter continua a disponibilizar em Portugal serviços e instrumentos financeiros inovadores, alargando o leque de opções de investimento disponíveis para os nossos clientes e para o público em geral. Esta operação, pioneira em Portugal, reafirma também o nosso compromisso com o desenvolvimento económico do país e representa um contributo importante para a dinamização de um dos seus setores mais relevantes”, acrescenta Alberto Ramos, country manager do Bankinter Portugal.

(Notícia atualizada às 7h46 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa ganha mais uma cotada. SIGI da Sonae e Bankinter chega a valer 50,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião