Enria: Vírus cria espaço para fusões na banca da Zona Euro

  • ECO
  • 23 Junho 2020

Responsável pelo braço de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE) diz que com o coronavírus a pressionar a rentabilidade da banca, haverá espaço para fusões e aquisições no setor.

A pandemia que quase parou a economia, empurrou-a para uma forte recessão. Todos os setores estão a ser castigados, incluindo o financeiro, com a banca a enfrentar uma quebra na rentabilidade. Este cenário abre margem para que se assista, em breve, a movimentos de consolidação na banca da Zona Euro, diz Andrea Enria.

Em entrevista ao Il Sole 24 Ore, citada pela Reuters, o responsável pelo braço de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE) defende operações de fusões e aquisições entre bancos da região, tanto a nível interno como compras de bancos de outros países do euro por parte das instituições mais capitalizadas. A ideia já tinha sido defendida numa entrevista recente, mas é reiterada agora, à luz dos impactos da crise.

Enria diz que é “inevitável” que se assista um agravamento da situação em termos de incumprimento no crédito, numa altura em que famílias e empresas enfrentam uma grave recessão.

“Os bancos terão de ser cuidadosos, particularmente aqueles que não tiveram grandes problemas com malparado nos tempos recentes e não têm experiência na aplicação das regras do BCE”, alerta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enria: Vírus cria espaço para fusões na banca da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião